TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juízes homenageiam desembargador Solon d'Eça Neves

02.05.2012 às 19:35

Desembargador d'Eça Neves presidiu TRESC por quase três meses

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina prestaram, antes da sessão ordinária desta quarta-feira (2), uma homenagem ao ex-presidente da Corte, desembargador Solon d'Eça Neves, falecido na noite de segunda-feira passada (23).

O presidente em exercício, desembargador Luiz Cézar Medeiros, disse que a notícia do falecimento do ex-presidente, logo após comandar a sessão de 23 de abril, foi muito dolorosa.

"Ainda na segunda-feira, ele estava a presidir a nossa sessão, quando muitos processos foram julgados, e, como sempre,  estava muito alegre e participativo,  expressando seus pontos de vista com a franqueza que lhe era peculiar", lembrou.

Ao fazer um balanço da vida do desembargador d'Eça Neves, o desembargador Medeiros afirmou que, com facilidade, percebia-se que suas qualidades sempre ofuscaram seus defeitos.

"Na função jurisdicional que exercia, sempre destacou-se pela extrema franqueza, nunca se omitindo ou se calando em relação à sua posição, atitude de extrema segurança, que só pode existir em alguém que acredita na liberdade de expressão e na democracia, valores que ele prezava muito", destacou o presidente interino.

O vice-presidente em exercício, desembargador Eládio Torret Rocha, revelou que conheceu o desembargador d'Eça Neves há 40 anos e conviveu com ele desde então. "Grande colega e amigo, deixará uma lacuna enorme e muita saudade", observou.

Para o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, não apenas a Justiça Eleitoral perdeu uma figura notável, mas o próprio Ministério Público perdeu um amigo. "Nesse pouco tempo de convivência, logo descobri na figura do desembargador Solon a pessoa simples e sensível que era, e chamava atenção a sua franqueza. Por isso, sobretudo, todos perdemos um amigo."

O juiz Júlio Schattschneider lembrou que, desde os tempos de estudante, conhecia o desembargador d'Eça Neves, o qual na época atuava como magistrado em Joinville. "Desde que vim a Florinaópolis, em 2005, nos reuníamos semanalmente em encontros promovidos por motociclistas, nos quais o desembargador Solon era uma das figuras mais queridas e cuja ausência fará muita falta daqui para frente", afirmou.

TJ indica juízes efetivos e substitutos

O Pleno do Tribunal de Justiça  deliberou, na sessão desta quarta-feira (2), a nova composição do TRESC, em razão do falecimento do desembargador Solon d'Eça Neves. O desembargador Luiz Cézar Medeiros foi indicado como 1º juiz efetivo e o desembargador Eládio Torret Rocha, para ocupar a vaga de 2º juiz efetivo. A eleição para presidente e vice acontecerá na próxima segunda-feira (7).

Como 1º e 2º suplentes, respectivamente, as indicações foram para os desembargadores Nelson Juliano Schaefer Martins e José Volpato de Souza. As escolhas prescindiram de votação e foram realizadas por aclamação, com base no critério de antiguidade, seguindo tradição do Judiciário catarinense.

Leia mais:

24/04/2012 - Nota de falecimento - Desembargador Solon d'Eça Neves

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC