TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidentes do TSE e dos TREs vão conduzir eleições juntos

20.04.2012 às 15:44

Reunião ocorreu dois dias após posse de Carmen Lúcia - Foto: TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, reuniu-se com os presidentes dos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs) do país, na manhã desta sexta-feira (20).

Na abertura do evento, a ministra enfatizou que fez questão de que o encontro fosse o primeiro ato de sua presidência, para dizer aos TREs que não vai conduzir a Justiça Eleitoral sozinha, que conta com o apoio de todos os regionais e que estes terão o seu total comprometimento na realização das eleições e condução de seus trabalhos.

"É importante para mim que fique claro que nós estamos juntos. É uma grande possibilidade que nós estamos recebendo de poder, não apenas desempenhar nossos cargos, mas servir mesmo, concretamente, aos cidadãos. Estarei sempre junto dos desembargadores dos tribunais e dos servidores responsáveis por levar, na linha de frente, cada urna, cada solução para cada eleitor", afirmou a ministra. 

Ao reafirmar o seu apoio aos regionais, a presidente disse ainda que a Justiça Eleitoral é composta pelos TREs e que os desembargadores é que estarão na linha de frente para dar as soluções para que, no dia da eleição, seja oferecida aos cidadãos brasileiros a segurança de que tudo vai dar certo.

De acordo com a presidente do TSE, os tribunais regionais têm muito de convergência, mas as eventuais dificuldades apresentadas devido às peculiaridades e diferenças de cada estado servirão para que uns possam aprender com os outros e solucioná-las.

"Nosso encontro é de afirmação de minha presença, de toda a equipe, assim como de todos os servidores do TSE, que serão orientados para dar todo o suporte para cumprirmos as nossas missões e para facilitar o que puder, sem interferir na autonomia de cada tribunal", conclui a ministra.

Cooperação

O presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, desembargador Marco Villas Boas (TRE-TO), disse que a ministra Cármen Lúcia deixou claro, na reunião, que quer uma total proximidade com os regionais e que abriu um canal enorme de comunicação para colher sugestões sobre gestão, realização das eleições e temas pertinentes à legislação eleitoral, inclusive com a criação de grupos de estudos e debates entre os presidentes.

"Essa abertura é preponderante, creio que avançaremos muito, tanto em gestão quanto em tecnologia, em uma busca de alinhamento institucional dos tribunais regionais com o TSE. É uma gestão muito promissora, pelo que demonstrou a presidente. O trabalho é de cooperação e todos estão comprometidos", concluiu o desembargador.

Nova presidente

A ministra Cármen Lúcia tomou posse no cargo de presidente do TSE em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (18) no plenário da Corte, em substituição ao ministro Ricardo Lewandowski.

A ministra é a primeira mulher a presidir o Tribunal em 80 anos de história da Justiça Eleitoral. Ela ficará à frente da Corte Eleitoral até novembro de 2013.

Eleições

Em 7 de outubro deste ano, os eleitores vão às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Leia mais:

19/04/2012 - Primeira reunião de trabalho da ministra Cármen Lúcia será com presidentes dos TREs

Fonte: TSE