TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Eleitor tem menos de um mês para regularizar situação eleitoral

10.04.2012 às 18:57

Falta menos de um mês para que os eleitores que pretendem votar nas Eleições 2012 regularizem a sua situação junto à Justiça Eleitoral. Assim, quem precisa realizar transferência, revisar os dados ou pedir o título, deve comparecer a um cartório eleitoral até 9 de maio.

Essa data também é o prazo final para os eleitores com necessidades especiais, inclusive idosos, solicitarem a mudança de sua seção para uma de fácil acesso.

O cidadão que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar a sua situação, caso contrário não poderá votar, pois o seu nome não constará da folha de votação de sua seção eleitoral. 

Aos eleitores que desejam somente requerer a segunda via do título, sem qualquer alteração nos dados do documento, o prazo vencerá em 27 de setembro, dez dias antes da eleição. 

Para evitar filas, a Justiça Eleitoral recomenda que os interessados se dirijam aos cartórios com antecedência. Os documentos necessários para realizar esses procedimentos constam neste link.

Plantões nas zonas eleitorais

As centrais de atendimento ao eleitor estarão em regime de plantão nos períodos de 2 a 4 e 7 a 9 de maio, em horário especial, das 9h às 19h. No dia 5 (sábado), o atendimento será das 10h às 17h, enquanto no dia 6 (domingo) ele será prestado das 13h às 18h. Já os cartórios das 105 zonas eleitorais do estado também funcionarão das 9h às 19h entre os dias 7 e 9 de maio. Os endereços podem ser vistos neste link.

Os cartórios de Palhoça (24ª ZE), São Francisco do Sul (27ª ZE) e Itapema (91ª ZE), por sua vez, estarão de plantão no dia 5, das 10h às 17h, e no dia 6, das 13h às 18h.  

Título Net

Para agilizar o atendimento, antes de ir ao cartório o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet, ou seja, passar por um pré-atendimento eleitoral. Trata-se do sistema Título Net, que permite preencher os dados pela internet e depois comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o título.

Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado. É importante lembrar que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação, sendo emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.

Estatísticas

Nas Eleições 2010, os cartórios do estado realizaram 13.438 alistamentos (emissões do 1º título) e 5.006 transferências em fevereiro, quando teve início a campanha de divulgação do fechamento do cadastro. Em março, foram 31.905 alistamentos e 16.230 transferências, havendo respectivamente aumentos de 137% e 224% em comparação ao mês anterior.

No 1º trimestre deste ano foram realizadas 59.719 alistamentos e 40.012 transferências em todos os cartórios de SC. O chefe substituto da 101ª ZE, Marco Aurélio Fevereiro, observou que a procura pela Central de Atendimento ao Eleitor da Capital cresceu consideravelmente e cerca de 200 pessoas são atendidas diariamente.

Download

Para baixar o arquivo mp3 com o spot do fechamento do cadastro, clique com o botão direito neste link, selecionando na sequência a opção "Salvar destino como".

Por Mariana Eli / Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC