TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Brasil Eleitor fala sobre congresso e parceria com ministério

02.04.2012 às 14:39

O Brasil Eleitor desta semana (31/03) mostra como foi o Congresso Internacional Eleitoral, que aconteceu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos dias 22 e 23 de março de 2012. A iniciativa, da Escola Judiciária Eleitoral, promoveu a troca de experiências e informações do ano eleitoral.

O programa também explica como está sendo feito o trabalho em conjunto do Ministério da Defesa e do TSE para reforçar a segurança e auxiliar na logística de urnas nas eleições municipais de 2012. A reportagem desta edição descreve como será feito o intercâmbio de dados entre os dois órgãos para aprimorar o processo de alistamento militar e eleitoral.

Esta edição do programa pode ser vista no site do TSE e em três emissoras: na TV Cultura, nos sábados (às 7h); na TV Justiça, nos domingos (20h30), nas terças-feiras (12h30), nas sextas-feiras (18h) e nos sábados seguintes (6h); e na TV Assembleia, nas terças-feiras e nas quintas-feiras, às 8h.

Cidadania para todos   

O Brasil Eleitor deste final de semana visita um lar de idosos em São Paulo e conta a história de senhoras que continuam votando nas eleições, mesmo sem o dever formal previsto em lei. O programa mostra também como essas eleitoras especiais estão se preparando para as eleições municipais de 2012.

Outro destaque do programa é a operação realizada pela Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RO) para escoltar presos provisórios da penitenciária até a Central de Atendimento ao Eleitor, em Porto Velho. O Brasil Eleitor mostra como foi possível para esses eleitores fazer o recadastramento biométrico, para finalizar o procedimento de revisão eleitoral.

A voz do cidadão no Brasil Eleitor

O quadro "Blitz do eleitor" percorre as ruas de Brasília-DF para saber dos cidadãos qual é o órgão público responsável pela apuração e fiscalização das eleições no Brasil.

Já no quadro "Para quem vai o seu voto?" o Brasil Eleitor esteve na Bahia, na cidade de Feira de Santana. O programa entrevistou vários eleitores feirenses para saber quais serão os critérios utilizados ao escolherem seus candidatos nas eleições municipais de 2012.

Leia mais:

26/03/2012 - Lei da Ficha Limpa e voto em trânsito são destaques do Brasil Eleitor

Fonte: TSE