TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TSE e ministério firmam acordo para alistamento eleitoral e militar

16.03.2012 às 16:22

Os ministros Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e da Defesa, Celso Amorim, assinaram, nesta quarta-feira (14), uma carta de intenções para atuação de forma cooperativa no alistamento eleitoral e militar. Lewandowski ressaltou que a parceria possibilita à Justiça Eleitoral "vantagens do ponto de vista econômico e orçamentário, na medida em que as forças armadas facilitarão o acesso às regiões mais remotas do país".

O acordo possibilitará, a utilização de pelotões de fronteira do Exército e navios hospitais da Marinha, por exemplo, para realizar o alistamento eleitoral de pessoas que moram em locais isolados e comunidades ribeirinhas.

Essa medida reduz custos no recadastramento e amplia a atuação da Justiça Eleitoral em relação aos serviços que presta aos eleitores. Em troca, o TSE fornecerá dados de identificação dos jovens conscritos, alistados para o serviço militar, uma vez que o cadastro eleitoral é o mais completo do país.

Para o ministro Celso Amorim, "é com muito orgulho que as Forças Armadas trabalham em conjunto com a Justiça Eleitoral, contribuindo para cumprir a realização das eleições de forma pacífica e ordeira".

Celso Amorim destacou que, em suas várias viagens pelo mundo, sempre ouviu elogios pela forma segura e rápida com que o Brasil realiza e apura o resultado de suas eleições.

Estiveram presente na cerimônia o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o almirante de esquadra, João Afonso Prado Maia de Faria (que representou o comandante da Marinha), e o general Lúcio Mário de Barros Góes (que representou o comandante do Exército), além de outras autoridades civis e militares.

Convênio

O objetivo do convênio é estabelecer propostas para a colaboração técnica e o intercâmbio de conhecimentos, informações, dados e experiências, de foram a assegurar parceria para o desenvolvimento e implementação de ações que possibilitem aos cidadãos brasileiros a realização dos alistamentos militar e eleitoral.

O presidente do TSE esclareceu que a assinatura do convênio é o primeiro passo para a uma futura unificação dos dados cadastrais. O ministro destacou ainda que a Justiça Eleitoral tem o maior cadastro atualizado sobre os brasileiros, pois é atualizado a cada dois anos, quando se realizam as eleições. Hoje há 136,5 milhões de brasileiros registrados como eleitores.

Vídeo

Antes da assinatura do convênio, as autoridades assistiram a um vídeo produzido em parceria pelos dois órgãos no qual se destaca a importância das Forças Armadas na realização das eleições e na consolidação da democracia do país.

Eleitores falam da importância do voto, da escolha certa dos candidatos e também da segurança que sentem ao votar, tanto no processo eletrônico, quanto na garantia da ordem proporcionada pelos militares.

Já os militares, expressam no vídeo a satisfação de contribuir com o fortalecimento da democracia, fazendo com que a urna eletrônica chegue ao eleitor pelo ar, por meio de helicópteros ou até por meio de barcos, tendo em vista ser este o único meio de transporte que dá acesso a algumas populações ribeirinhas.

Fonte: TSE