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TRESC divulga três planos de gerenciamento para Eleições 2012

05.03.2012 às 18:53

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por meio do Grupo de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Eleições (GAPE), divulgou três planos de gerenciamento em 15 de fevereiro: comunicação, recursos humanos e de riscos, sendo o último uma das novidades para o pleito deste ano.

Além desses três planos, o projeto prevê o planejamento operacional, no qual é trabalhado o tempo de cada plano e a sua área de escopo.

No desenvolvimento do processo, primeiramente, todas as atividades são mapeadas, sendo estabelecidas as datas em que devem ocorrer e a unidade responsável por sua realização, para só depois serem efetivamente executadas.

Plano de comunicação

Dentre as características do plano de comunicação, segundo o assessor de planejamento estratégico, Augusto Campos, está a repetição dos pontos positivos das últimas eleições e a contemplação da principal novidade, que é a notificação por e-mail dos usuários cadastrados, informando-os sobre as notícias publicadas no site.

"Num primeiro momento, todos estarão inscritos neste procedimento, mas quem não desejar receber essas notificações poderá cancelar sua inscrição no processo, que permite essa fácilidade", avalia Campos.

Outra novidade para o pleito de 2012 será a realização de chats pela intranet, que serão desenvolvidos com o intuito de aproximar os cartórios eleitorais, promovendo discussões que os auxiliem em questionamentos que muitas vezes podem gerar dúvidas.

Plano de recursos humanos

Segundo o coordenador do grupo, Paulo Dionísio Fernandes, "o plano de recursos humanos define as competências e responsabilidades do RH quanto às atividades a serem realizadas, com destaque para o mapeamento daquelas que se apresentam críticas dentro do projeto com a devida alocação de recursos necessários para formação de forças-tarefas. Compete ao plano, ainda, definir os treinamentos e as capacitações necessárias para o Projeto Eleições".

Estes planejamentos podem receber sugestões de melhorias ou complementações, que são analisadas e aprovadas conforme a sua real aplicação. O procedimento é realizado de forma documental. Até o momento, aproximadamente 25 ideias já foram elaboradas, das quais 17 estão aprovadas.

Plano de gerenciamento de riscos

"O plano de gerenciamento de riscos foi criado para aperfeiçoar o projeto, conforme a norma estabelecida pelo PMBOK (Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos), com o devido mapeamento dos riscos e eventuais ações que possam amenizá-las", diz o chefe da Seção de Planejamento e Acompanhamento, Walter Luiz Rausch.

O projeto para as Eleições 2012 permanece em atividade durante todo o ano, inclusive nos períodos pós-eleição, integrando-o também os processos de apuração, divulgação dos resultados e diplomação dos eleitos.

Por Mariana Eli / Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC