TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Locais de votação das Eleições 2012 passam pela 1ª etapa de vistoria

29.03.2012 às 20:50

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina está finalizando as vistorias iniciais dos 3.988 locais de votação do estado, que começaram na segunda-feira passada (19) e irão até esta sexta-feira (30). Por meio delas, é possível identificar os aspectos dos lugares para traçar melhorias e adequações. A 1ª etapa tem como foco o acesso dos portadores de necessidades especiais e a situação de materiais elétricos.

"Destaca-se a importância da atualização dos dados referentes aos locais de votação, pois sua análise possibilita à Justiça Eleitoral: a avaliar a estrutura existente para o exercício do sufrágio; a aperfeiçoar as ações de adequação dos locais ao funcionamento das mesas receptoras de votos; a melhoria da acessibilidade de portadores de necessidades especiais; e o aprimoramento da logística da distribuição/recolhimento das urnas eletrônicas e do suporte aos mesários", observa o coordenador de eleições do TRESC, Paulo Dionísio Fernandes. 

Segundo a chefe de cartório da 13ª Zona Eleitoral (Florianópolis), Patrícia Brasil, as medidas de inspeção são importantes para identificar as necessidades de materiais elétricos nos pontos de votação.

"Até as eleições são feitas pelo menos três visitas nas seções, porque no decorrer do ano muita coisa pode acontecer, a estrutura pode ser mudada ou estar passando por reformas. Os técnicos de urna também vão aos locais para verificar, por exemplo, as instalações de tomadas", diz.

A servidora também destaca a preocupação da Justiça Eleitoral em possibilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais. De acordo com ela, quando não há como instalar uma rampa, por exemplo, em colégios com grandes escadarias, o eleitor é informado sobre as condições da seção e a existência de outra em lugar mais adequado, caso ele queira transferir o seu título eleitoral. "Nós nos preocupamos muito no sentido de dar acesso ao eleitor", afirma.

Por Mariana Eli / Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC