TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Lewandowski representa Poder Judiciário em abertura do Ano Legislativo

03.02.2012 às 14:19

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, participou nesta quinta-feira (2) da abertura do Ano Legislativo no Congresso Nacional. O ministro compareceu à sessão solene representando o Poder Judiciário, onde discursou em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

Ao saudar os presentes à cerimônia, Lewandowski destacou que a solenidade é "um rito institucional de enorme expressão política" que fortalece a democracia e que "demonstra o apreço recíproco que os Três Poderes cultivam entre si".

Lewandowski fez um resumo sobre as principais atividades do STF em 2011 como números de processos julgados e o melhor funcionamento da Corte com a adoção da repercussão geral. O ministro também destacou importantes avanços alcançados por meio da parceria que une o Judiciário ao Executivo e ao Legislativo.

Por fim, o ministro Lewandowski desejou um bom ano de trabalho a todos e afirmou sua expectativa em aprofundar a relação entre os Três Poderes.

"Fazendo votos de que esse salutar entendimento entre os Poderes possa aprofundar-se cada vez mais. O Supremo Tribunal Federal, em nome do Poder Judiciário, augura ao Congresso Nacional um ano pleno de realizações em prol da grande nação brasileira, como vem fazendo ao longo de sua exemplar história", finalizou.

Presidente do Congresso

O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, convocou o Judiciário e o Executivo para trabalhar junto ao Legislativo em prol do Pacto Republicano, que une os Três Poderes em defesa dos direitos que a Constituição Federal garante aos cidadãos brasileiros. "Federação e República andam juntas e é necessário refundar essa visão", afirmou.

O senador saudou o ministro Lewandowski, "que muito nos honra por sua presença, uma das maiores expressões da Justiça brasileira, com sua cultura jurídica, sua dedicação à justiça, sempre realizando um trabalho, sempre com competência, respeitabilidade e dignidade".

"Nossa colaboração na harmonia dos Três Poderes será sempre no sentido de consolidação de nossas instituições", afirmou ao destacar que "sem democracia não há liberdade e sem liberdade o homem é apenas um sobrevivente".

A ministra chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, compareceu à cerimônia representando a presidente da República, Dilma Rousseff.

Fonte: TSE