TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Eleitor tem até 9 de maio para regularizar situação e poder votar

03.02.2012 às 20:18

Embora os eleitores ainda tenham três meses para pedirem a regularização da situação eleitoral que lhes permitirá votar nas Eleições 2012, a Justiça Eleitoral convoca todos a irem aos cartórios com bastante antecedência em relação ao fim do prazo. A inscrição de novos eleitores, a transferência do título e outros serviços devem ser realizados impreterivelmente até 9 de maio [ouça os spots aqui e aqui].

"Apesar do prazo estabelecido, é importante ressaltar que a Justiça Eleitoral está permanentemente atendendo aos eleitores, não sendo necessário esperar o prazo final. Quanto antes o eleitor comparecer ao cartório eleitoral melhor, ainda mais sendo início de ano, período em que a maioria das pessoas está de férias, portanto não há filas", destacou a assessora-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Fávere.

Em Santa Catarina, há 105 zonas eleitorais que colocam os serviços da Justiça Eleitoral à disposição dos cidadãos, que precisam comparecer portando os seguintes documentos:

- Para emissão do 1º título: documento de identidade, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos). 

- Para transferência do título: é necessário que o eleitor resida há no mínimo três meses na nova residência e já tenha completado um ano de sua inscrição ou última transferência. Além disso, é preciso ir ao cartório do seu novo domicílio com o documento de identidade, o comprovante de residência e o título eleitoral (se possuir). 

A Justiça Eleitoral também ressalta a importância de os eleitores portadores de necessidades especiais comparecerem ao cartório eleitoral para solicitar a transferência do seu título para uma seção adaptada.

Por Mariana Eli / Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC