TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Tribunal elege presidente e vice que comandarão pleito municipal em SC

12.12.2011 às 19:45

Posse dos novos mandatários do Tribunal será em 8 de fevereiro

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina elegeu nesta segunda-feira (12), por unanimidade, o desembargador Solon d'Eça Neves para a presidência do Tribunal e o desembargador Luiz Cézar Medeiros para a vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral. Ambos tomarão posse em 8 de fevereiro de 2012 e comandarão as próximas eleições municipais no estado.

Após o anúncio do resultado, o atual presidente do Tribunal, desembargador Sérgio Torres Paladino, cumprimentou Neves e Medeiros pela eleição. "O nosso tribunal continuará a manter [com os novos mandatários] o prestígio que sempre teve desde priscas eras", destacou.

Atualmente na condição de vice-presidente e corregedor substituto, Medeiros agradeceu às palavras de Paladino. "Nossa missão é exatamente o que Vossa Excelência falou: manter o prestígio do TRE", reforçou.

Conforme escolha do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o TRESC terá ainda, a partir do ano que vem, os desembargadores Eládio Torret Rocha e Nelson Juliano Schaefer Martins como juízes substitutos de Neves e Medeiros.

Currículo do novo presidente

Natural de Tubarão, Solon d'Eça Neves formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1974, além de concluir pós-graduação lato sensu pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 1986 e mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em 2002.

Ingressou na magistratura do estado de Santa Catarina em dezembro de 1975 como juiz substituto, atuando nas comarcas de Concórdia, Seara e Ponte Serrada. Na condição de juiz titular, passou pelas comarcas de Itapiranga, Mondaí, Braço do Norte, Balneário Camboriú, Concórdia, Joinville e Florianópolis.

Neves foi promovido por merecimento a juiz substituto de 2º grau em 1994 e a desembargador cinco anos depois. No atual cargo, passou pela 4ª Câmara Civil (1999-2001), pela 1ª Câmara Criminal (2001-2009) e pela 2ª Vice-Presidência (março de 2009-janeiro de 2010). Exerce, no momento, o cargo de corregedor-geral da Justiça.

Também lecionou disciplinas na Faculdade de Direito de Joinville (1987-1989), na Escola da Magistratura (1996-1997 e 2002-2004) e na Univali (1998-2009).

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC