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TRESC divulga planejamento integrado para Eleições 2012

13.12.2011 às 19:28

O Grupo de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Eleições (GAPE) do TRESC concluiu nesta semana o plano de trabalho para o pleito de 2012, que escolherá os próximos prefeitos e vereadores de Santa Catarina.

Segundo o coordenador do grupo, Paulo Dionísio Fernandes, reuniões quinzenais foram realizadas desde maio entre os pólos para discutir as tarefas que estão em andamento e as atividades que ainda serão feitas, além de serem elaborados levantamentos em concomitância com as zonas eleitorais sobre as questões mais críticas do processo eleitoral.

O planejamento integrado já está publicado na intranet do Tribunal, em cumprimento à Meta 6 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e traz, como destaques, as datas mais importantes do calendário administrativo, as tarefas a serem executadas pelas unidades do TRESC envolvidas nas eleições e todas as ações mapeadas para as zonas eleitorais. 

Aproximadamente 1.400 atividades foram devidamente marcadas, com a previsão dos prazos de duração, início e fim, bem como a definição da sequência do desenvolvimento das tarefas e a indicação das unidades responsáveis pela sua execução.

"As unidades são responsáveis por informar o efetivo andamento das atividades conforme são executadas para que posteriormente possam ser avaliadas. O retorno sobre os dados avaliados é realizado em um processo praticamente instantâneo", ressaltou Fernandes.

Dentre as novidades para 2012, estão o gerenciamento de riscos, uma maior participação das zonas eleitorais, o desenvolvimento de planos de ação que representam as melhorias para o processo eleitoral e a maior efetividade em alguns processos. "Diante disso, a expectativa é termos uma boa eleição, com a antecipação da execução de várias atividades planejadas", disse o coordenador.

Outro aspecto importante do projeto está relacionado à divulgação das principais ações a serem desenvolvidas. "Desde a eleição passada já existe um plano de comunicação, no qual ficou determinado que todas as informações oficiais fossem divulgadas através das notícias postadas no portal das eleições, podendo ser reforçadas e esclarecidas por meio do serviço de e-mail", esclareceu Fernandes.

Principais planos das Eleições 2012

- Alimentação dos mesários;
- Associação de logradouros aos bairros/ZEs no sistema ELO;
- Capacitação em registro de candidaturas;
- Divulgação do fechamento do cadastro;
- Entrega das convocações de mesários;
- Impressões no período eleitoral;
- Infraestrutura do depósito de armazenamento e manutenção de urnas;
- Novos municípios;
- Suporte conjunto para os cartórios;
- Participação das zonas eleitorais no planejamento;
- Portadores de necessidades especiais (PNEs);
- Transporte de eleitores;
- Primavera P6 (software com atividades a serem desenvolvidas);
- Transmissão ao vivo;
- Treinamento EAD.

Por Mariana Eli / Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC