TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Sessão histórica marca despedida do TSE de sua atual sede

15.12.2011 às 15:10

Para marcar a última sessão no Plenário da atual sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (14), o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, agradeceu a colaboração de todos os magistrados, servidores, advogados e membros do Ministério Público que prestaram serviços durante os mais 40 anos de funcionamento do TSE no prédio da Praça dos Tribunais Superiores de Brasília.

O ministro lembrou que, quando o TSE mudou-se para o prédio na Praça dos Tribunais Superiores, em fevereiro de 1971, havia cerca de 70 servidores e hoje são mais de 700. O eleitorado brasileiro, na época, era de 24,5 milhões de eleitores, e hoje somam mais de 136 milhões. "Um crescimento exponencial", afirmou.

Disse ainda que, durante esses anos, 94 ministros atuaram no TSE, dos quais 33 ocuparam a presidência. "Nos despedimos deste prédio, onde vivemos bons momentos da nossa vida, mas a história continua, o país progride, nós avançamos e crescemos pessoalmente e como ente coletivo, e tenho certeza que mudaremos para melhor", acentuou.

Ministério Público Eleitoral

Em nome do Ministério Público Eleitoral, o procurador-geral Roberto Gurgel, disse que, nesses últimos 40 anos, as dependências do TSE "testemunharam momentos marcantes da história da Justiça Eleitoral que correspondem à própria história da democracia brasileira".

"Os debates e os embates que tiveram lugar neste plenário contribuíram decisivamente para montar o nosso sistema eleitoral e fornecer os subsídios valiosos para o permanente aprimoramento das instituições políticas brasileiras", salientou.

Advogados

Em nome dos advogados falou Eduardo Alckmin, que se emocionou ao lembrar que frenquenta a Corte desde 1976, ainda estudante de Direito. Afirmou que a Justiça Eleitoral brasileira viveu, no prédio, momentos históricos "e viu a democracia ser plenamente restabelecida no país".

Eduardo Alckmin já exerceu o cargo de ministro da Corte em quatro biênios. Ele começou como ministro substituto em 26 de novembro de 1991, assumiu como titular em junho de 1996, onde permaneceu até junho de 2000.

O ministro Ricardo Lewandowski agradeceu a homenagem e lembrou o pai de Eduardo Alckmin, Rodrigues Alckmin,que também integrou a Corte Eleitoral, da qual foi presidente no biênio entre 1977 e 1978.

Nova sede

A partir de amanhã (15), as sessões plenárias de julgamentos do TSE, jurisdicionais e administrativas, serão realizadas na nova sede, no Setor de Administração Federal Sul (SAF/Sul), em Brasília, próximo às sedes do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho e da Procuradoria Geral da República.

A inauguração será em sessão solene, a partir das 19h, no plenário. Em seguida, haverá a sessão de julgamentos e, na sequencia, a sessão administrativa do Tribunal.

Fonte: TSE