TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Desembargador Sérgio Torres Paladino se despede do TRESC

15.12.2011 às 19:14

A sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina desta quarta-feira (14) foi a última presidida pelo desembargador Sérgio Torres Paladino. Após quase dois anos de atuação no TRESC, sendo um na vice-presidência e outro na presidência, Paladino renunciou ao cargo de mandatário porque assumirá a 1ª vice-presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 2012.

O desembargador enalteceu o trabalho de cada um dos magistrados presentes e dos servidores do TRESC, além de destacar a atuação do desembargador Newton Trisotto, que foi o seu antecessor na presidência do Tribunal, e do desembargador Vanderlei Romer.

Por último, saudou com muita emoção a sua esposa, Ângela Regina Paladino, que o acompanhou na última sessão.

"Há momentos de iniciar e há tempos de encerrar. Eu fecho hoje o meu ciclo nesta corte, após quase dois anos como presidente, e  não imaginava este desfecho. Como dizia Millôr Fernandes, 'o destino é um coelho cego procurando cenoura no deserto' e foi o destino que me fez renunciar à honrosa presidência nesta data", ressaltou Paladino, cuja atuação no comando do TRESC se encerraria originalmente em 24 de março de 2012.

Homenagens do Pleno

Os juízes homenagearam o ex-presidente após o encerramento dos julgamentos. "Vossa Excelência é um grande amigo que eu fiz e vou levar para o resto da vida e da minha carreira. Queria agradecer muito a amizade que o senhor sempre dispensou a mim e a todos os colegas e lhe desejar muito sucesso no Tribunal de Justiça", disse o juiz Julio Guilherme Berezoski Schattschneider.

O juiz Gerson Cherem II destacou que gostaria de deixar um "humilde testemunho do trabalho realizado por Vossa Excelência, pois eu pude comprovar tudo aquilo que imaginava. Primeiro, a sua fama de um homem justo, aliado a um pleno conhecimento jurídico, e que nunca deixou de sucumbir a essência do Direito".

"Acompanhei por muito tempo o trabalho de Vossa Excelência nesta corte e fico triste pelo fato de se ausentar tão prematuramente deste tribunal. Eu reconheço no senhor um grande jurista e uma pessoa que sempre se preocupa em alcançar a justiça", declarou a juíza Bárbara Lebarbenchon Moura Thomaselli.

Por sua vez, o juiz Carlos Vicente da Rosa Góes lembrou-se da vez na qual comentou com Paladino sobre o espírito harmonioso do Pleno. "Com o seu pedido de renúncia, gostaria de lhe dizer que eu o admiro com muita honra como jurista e como pessoa", enfatizou.

"Meu amigo, gostaria de acrescentar que foi uma dádiva conhecê-lo. Lembro-me de quando assumi nesta corte ter demostrado à Vossa Excelência a minha admiração pelo jurista e homem que o senhor é", reforçou o juiz Nelson Maia Peixoto, enquanto o procurador regional eleitoral, Claudio Dutra Fontella, agradeceu pelo tempo de convivência e pela amizade que se formou.

Novos mandatários

Com a saída de Paladino, o desembargador Luiz Cézar Medeiros assume interinamente a presidência do TRESC, enquanto o desembargador Vanderlei Romer será o vice-presidente e o corregedor regional eleitoral na condição de substituto.

Em 8 de fevereiro, haverá a posse do novo presidente, desembargador Solon d'Eça Neves. Na mesma ocasião, Medeiros será efetivado na vice-presidência e na corregedoria.

Leia mais:

12/12/2011 - Tribunal elege presidente e vice que comandarão pleito municipal em SC

Por Mariana Eli / Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC