TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Brasil Eleitor mostra como regularizar situação eleitoral

09.12.2011 às 17:50

Como anda a sua situação eleitoral? Ao contrário do que possa parecer, não é só em ano de votação que você deve se preocupar com a regularização do seu título de eleitor. No Brasil Eleitor desta semana, veja que o cancelamento do título pode implicar em vários impedimentos para o cidadão. Quem não votou, nem justificou a ausência às urnas nas últimas três eleições, deve ficar atento ao prazo para regularizar as pendências.

Uma dúvida bastante comum entre os eleitores: existe ou não diferença entre votar em branco e votar nulo? Alguns acreditam que o voto em branco vai para o candidato que está ganhando, e que o nulo não é contabilizado... Há ainda aqueles que pensam que votar em branco é melhor que anular o voto e vice-versa... O programa desta semana esclarece todas as dúvidas sobre o assunto.

Em São Paulo, fomos à Assembléia Legislativa para acompanhar de perto a elaboração de leis e a fiscalização dos atos do Poder Executivo. Conheça um pouco mais sobre o funcionamento dessa casa.

Conscientizar os jovens sobre a importância do voto. Com esse objetivo, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul promoveu uma prova de redação para alunos de várias escolas da região. O concurso revelou que muitos estudantes estão dispostos a aprender e ser eleitores bem informados.

E no Rio Grande do Norte não é diferente. Veja a reportagem que mostra o sucesso do projeto Eleitor do Futuro. Uma grande festa foi organizada pelo Tribunal Regional do Estado. E sabe quem produziu o evento? Crianças de 13 escolas do ensino fundamental da região. Apresentações de dança, exposição de trabalhos e várias atividades foram promovidas.

A TV Cultura transmite as edições inéditas do Brasil Eleitor no sábado (às 7h), enquanto a TV Justiça as exibe no domingo (às 20h30) e depois na terça-feira (12h30), na sexta-feira (18h) e no sábado seguinte (6h). O programa também pode ser visto na TV Assembleia na terça-feira e quinta-feira, às 8h, e no canal do TSE no YouTube.

Leia mais:

02/12/2011 - Brasil Eleitor ensina a acompanhar mandato dos eleitos

Fonte: TSE