TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Reunião em Celso Ramos tira dúvidas sobre revisão do eleitorado

04.11.2011 às 17:00

Chefe de cartório explicou procedimentos da revisão eleitoral

O juiz da 52ª Zona Eleitoral (Anita Garibaldi), Juliano Serpa, e o chefe de cartório Carlos Valério Gerber Wietzikoski realizaram nesta quinta-feira (3) uma reunião com os diretórios municipais dos partidos, autoridades e eleitores de Celso Ramos para esclarecer as regras da revisão do eleitorado.

O encontro aconteceu na Escola de Educação Básica José Cesário Brasil, localizado no Centro do município, e teve informações referentes ao procedimento, que iniciará na segunda-feira (7) e irá até 6 de dezembro.

Conforme Wietzikoski, as regras estão mais rígidas se comparadas àquelas aplicadas em 2007, quando ocorreu a última revisão em Celso Ramos. De modo semelhante à transferência eleitoral (art 55, § 1º, III, Código Eleitoral), serão permitidas as revisões dos eleitores que residem ou trabalham no município, ponto extensível aos filhos economicamente dependentes que estudam em outras cidades.

"Os demais eleitores de Celso Ramos que não comprovarem essas condições deverão transferir seus títulos para onde residem, sob pena de cancelamento de suas inscrições eleitorais", alertou. 

O chefe de cartório explicou ainda que a necessidade da medida revisional se justifica por fatos ocorridos desde 2007, a partir de quando passou a haver um significativo número de fraudes contra o cadastro eleitoral. "Segundo investigações promovidas pela Polícia Federal e diligências determinadas pelo próprio juízo, centenas de eleitores se utilizaram de documentos ideologicamente falsos para fins de transferência de suas inscrições para Celso Ramos." 

Ele acrescentou que o cartório tem conhecimento de que muitos eleitores que residem fora procuram, nas semanas ou dias que antecedem ao pleito, candidatos, partidos, coligações ou cabos eleitorais para obtenção de alguma vantagem, como a passagem ou o combustível para se deslocarem. "Essas condutas são crimes eleitorais, que afogam o trabalho policial e cartorário no período eleitoral", observou.

Assim, a revisão eleitoral que ocorrerá em Celso Ramos e também nos municípios de Rancho Queimado, Piratuba e Presidente Castelo Branco evitará simultaneamente a desproporção entre o eleitorado e a população e prevenirá a ocorrência de ilícitos penais.

Leia mais:

04/11/2011 - Revisão eleitoral de quatro municípios inicia na segunda (7)

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC