TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Mais de 3 mil títulos são revisados em duas semanas

17.11.2011 às 18:39

Quem se alistou ou transferiu título após 31/12/2010 está liberado

A Justiça Eleitoral já realizou a revisão de 3.148 títulos eleitorais nas duas semanas iniciais de trabalhos, que ocorrem em Celso Ramos, Piratuba, Presidente Castelo Branco e Rancho Queimado. Esse número representa 28,32% do eleitorado total dos quatro municípios, de 11.115 pessoas.

Quem ainda não atendeu à determinação para comparecer à revisão eleitoral tem até 6 de dezembro para comparecer a um dos postos de atendimento, sob pena de ter o título cancelado.

Os eleitores deverão se apresentar à Justiça Eleitoral portando documento de identidade com foto, título eleitoral e comprovante de residência expedido até agosto ou documento que comprove o seu vínculo com a cidade.

Todos os quatro municípios realizarão revisões neste sábado (19), sendo três deles (Celso Ramos, Piratuba e Rancho Queimado) nos postos fixos de atendimento, enquanto Presidente Castelo Branco terá dois postos volantes na data. Mais informações sobre endereços, horários e procedimentos podem ser obtidas neste link do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Revisão tranquila nos quatro municípios 

Em Celso Ramos, da 52ª Zona Eleitoral, 966 títulos eleitorais (39,76% do total) já foram revisados. O chefe de cartório Carlos Valério Wietzikoski informou ainda que, além desses eleitores, mais de 10 pessoas procuraram nesta semana a sede do cartório eleitoral, em Anita Garibaldi, para transferirem suas inscrições em Celso Ramos para o município no qual passaram a residir.

Piratuba, da 37ª ZE (Capinzal), já registrou a revisão de 1.260 dos 4.286 eleitores (29,40%). A chefe de cartório Graciela Ramos disse que os trabalhos seguem normalmente e o comparecimento continua dentro do esperado.

Segundo a chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral (Concórdia), Maria Márcia Menezes, 519 dos 1.665 eleitores de Presidente Castelo Branco (31,17%) já compareceram à revisão até o início da tarde desta quinta-feira (17). Na opinião dela, o atendimento está tranquilo e os partidos têm fiscalizado cada etapa do procedimento.

Já em Rancho Queimado, pertencente à 67ª ZE (Santo Amaro da Imperatriz), o chefe de cartório Carlos Eduardo Justen informou que, até as 12h desta quinta, 403 dos 2.735 títulos eleitorais (14,73%) foram revisados. Ele observou um baixo interesse dos representantes partidários locais com a fiscalização do procedimento. "Esperávamos um acompanhamento mais consistente por parte dos partidos, pois nenhum deles tem acompanhado os trabalhos", declarou.

Cadastro eleitoral 

Os eleitores que não comparecerem à revisão terão seus títulos cancelados pela Justiça Eleitoral, enquanto aqueles que se alistaram ou transferiram o título após 31 de dezembro de 2010 não precisarão ir aos postos de atendimento. As pessoas que possuem o título em um desses municípios, mas que já não têm vínculos eleitorais com eles, deverão promover a transferência da inscrição para o local onde se encontram.  

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC