TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Corte presta homenagem ao desembargador Irineu João da Silva

07.11.2011 às 19:26

Irineu João da Silva atuou na magistratura durante 35 anos

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina homenageou na sessão desta segunda-feira (7) o ex-integrante da Corte, desembargador Irineu João da Silva, que faleceu em Itajaí na madrugada do último sábado (5) após mal súbito.

O sepultamento ocorreu no mesmo município no sábado à tarde e o TRESC decretou luto oficial de três dias. Irineu João da Silva tinha 64 anos e atuava na Corte Eleitoral desde março deste ano, nos cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

No início da sessão, os juízes e servidores assistiram a um vídeo com o registro de alguns momentos marcantes do magistrado no TRESC.

O presidente do Tribunal, desembargador  Sérgio Torres Paladino, lembrou a grande dedicação e o trabalho de Silva como julgador. "Justo e de uma dedicação ímpar, ele sempre atuou e julgou corajosamente, deixando como legado um grande exemplo a ser seguido por todos nós", disse.

"Já disse um sábio que o homem nada mais é do que fez de si próprio", afirmou Paladino, ao destacar a obra de Silva. "Era um verdadeiro operário do Direito, era essencialmente um trabalhador. Era convicto, muito convicto dos votos de seus processos", acrescentou.

O presidente ainda declarou que, "impactado pelo infausto acontecimento, rogo a Deus que tenha recebido o nosso querido irmão, no lugar reservado para os justos, os corretos e que de lá nos inspire para trilharmos os caminhos que nos ensinava". "Era um dos meus grandes amigos. Perdi muito com a ausência do Irineu. Ele nos deixa muitas saudades e principalmente o exemplo", finalizou Paladino.

O juiz Júlio Schattschneider acentuou que o desembargador Silva era um juiz convicto em suas decisões, sempre preocupado em fazer a justiça. Já o juiz Gerson Cherem II, registrou a enorme admiração e carinho que sempre teve pela atuação "desse brilhante juiz, preocupado acima de tudo em prestar uma excelente jurisdição". "Nós, juízes de 1º grau, sempre tivemos o desembargador Irineu como um grande juiz a nos inspirar", ressaltou.

O desembargador Vanderlei Romer, na condição de juiz substituto da Corte, disse que se sentia honrado em tomar assento no TRESC, mas que nunca esperava que isso fosse acontecer em uma circunstância dessas, ou seja, em substituição a Silva. "Era um juiz sério sim, porém movido por um impressionante espírito de justiça e posso assegurar que perdemos muito com a saída dele desse plano, mas são os desígnios do Criador", afirmou. 

Por sua vez, o juiz Rafael Assis de Horn lembrou que esta é a sua última semana de atuação no Tribunal e jamais esperou que ela fosse marcada por esse sentimento de perda. "O desembargador Irineu era uma pessoa importante para a atuação colegiada do TRESC e suas lições ficarão de exemplo para as futuras gerações de operadores do Direito", destacou. 

Leia mais:

05/11/2011 - Nota de Falecimento - desembargador Irineu João da Silva

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC