TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Processo Administrativo Eletrônico é discutido no Tribunal

28.10.2011 às 18:32

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de tribunais regionais eleitorais estiveram reunidos nesta semana na sede do TRESC para discutir o projeto do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) da Justiça Eleitoral.

Durante quatro dias, os servidores aprimoraram o software e apresentaram a versão final que tem previsão de lançamento para dezembro deste ano. A primeira turma deve ser treinada em fevereiro de 2012, cabendo a cada tribunal a capacitação de seus servidores.

Essa foi a segunda reunião presencial do grupo que elabora o projeto, que tem como objetivos principais eliminar o uso do papel, contribuindo com o meio ambiente, e tornar os trâmites mais ágeis nos tribunais regionais eleitorais de todo o País.

A idéia de criar o PAE surgiu em meados de 2010 durante um evento de Tecnologia da Informação, onde alguns tribunais apresentaram seus sistemas e chamaram a atenção do TSE pela agilidade na resolução de processos. A partir daí, formou-se um grupo de discussão para a criação de um processo único, que pudesse ser utilizado por todos os TREs.

"Nós buscamos trazer o que cada um tinha de melhor e transformar isso num sistema único, capaz de atender todos os tribunais do País", explicou o gerente do projeto PAE no TSE, Carlos Corrêa Gonçalves.

O TRESC teve papel fundamental na criação do novo sistema. A ferramenta eletrônica interna do tribunal, o Breve, serviu de base para elaboração do PAE, que teve ainda a influência de sistemas internos de outros quatro tribunais regionais eleitorais. "O Breve nos apresentou excelentes resultados com relação à criação e tramitação dos formulários eletrônicos", disse Gonçalves.

Em seis anos de existência, o software do tribunal catarinense tramitou aproximadamente 150 mil processos de forma eletrônica, diminuindo assim custos com impressão, correio e pastas de arquivo.

Por Paula Gabiatti
Assessoria de Imprensa do TRESC