TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Plebiscito sobre divisão do Pará é destaque do Brasil Eleitor

28.10.2011 às 14:43

No dia 11 de dezembro, a população do Pará vai às urnas para dizer se concorda ou não com a divisão do estado. O Brasil Eleitor visitou as três cidades que vão abrigar as capitais do Pará e os dois novos estados, caso a população diga "sim" à divisão e o Congresso Nacional aprove o desmembramento.

Em três reportagens especiais, saiba como será realizada essa consulta popular e o que os eleitores paraenses pensam a respeito da criação dos estados de Tapajós e Carajás. Na reportagem desta edição, a repórter Linda Ribeiro visitou o município de Marabá.

Quem não gosta de ganhar presentes? Para a maioria das pessoas os mimos são bem vindos a qualquer momento. Mas, em época de eleição, o eleitor deve estar atento aos "presentinhos" oferecidos pelos candidatos. Por trás do agrado, pode ter outro tipo de interesse: a compra de voto. No Brasil Eleitor desta semana você vai ver que quem tenta comprar ou vender o voto, desequilibra a democracia, torna a disputa desigual e, além disso, comete um crime.

Mais jovens por dentro da política e do processo eleitoral. No Maranhão, estudantes do ensino médio das escolas estaduais têm a oportunidade de aprender com um projeto do Tribunal Regional Eleitoral – é o Voto Jovem na Escola.

No quadro "Glossário Eleitoral" descubra o que significa uma palavra de uma fonética bem diferente: escrutínio. Você sabe o que é? Nossa equipe foi às ruas de Brasília saber sobre esse termo que é comum na Justiça Eleitoral.

E ainda, vamos acompanhar um jovem de São Paulo que tirou o título eleitoral ao completar 16 anos. Você vai ver que não basta simplesmente passar pelo cartório eleitoral, é fundamental ter consciência e vontade de participar da vida política do país.

A TV Cultura transmite as edições inéditas do Brasil Eleitor no sábado (às 8h), enquanto a TV Justiça as exibe no domingo (às 20h30) e depois na terça-feira (12h30), na sexta-feira (18h) e no sábado seguinte (6h). O programa também pode ser visto na TV Assembleia na terça-feira e quinta-feira, às 8h, e no canal do TSE no YouTube.

Leia mais: 

21/10/2011 - Brasil Eleitor fala das consequências do abuso de poder

Fonte: TSE