TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Comissão do Concurso do TRESC esclarece dúvidas de jornalista

21.10.2011 às 19:49

O secretário de Gestão de Pessoas do TRESC, Edmundo Cesar Nunes, e o servidor Rafael Bez Claumann, da Comissão de Concurso Público Público nº 001/2011, estiveram reunidos na tarde de quinta-feira, (20), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, com o jornalista Rafael Martini, do Diário Catarinense.

Na reunião, foram apresentados detalhes sobre as diversas fases de organização do certame e os procedimentos adotados pela Comissão do Concurso em relação às dúvidas e questionamentos por parte de candidatos inscritos.

Segundo Nunes, assim como o colunista relatou a existência de reclamações e dúvidas a ele dirigidas, especialmente em relação à organização do certame, igualmente um grande número de candidatos inscritos se dirigiram diretamente à Comissão do Concurso para relatar alguma dificuldade ou suposto prejuízo.

"Apesar de ser um concurso de grande envergadura, com mais de 23 mil inscritos, não deixamos ninguém sem resposta e todos os questionamentos foram devidamente analisados, garantindo-se amplo acesso ao certame e o total esclarecimento de todas as questões", declarou o secretário de Gestão de Pessoas.

Em postagem em seu blog, com data de 18 de outubro, o jornalista Martini transcreveu na íntegra nota enviada pela Comissão de Concurso, nos seguintes termos:

"Em atenção à nota publicada na Coluna Visor do Diário Catarinense, em 16.10.2011, seguem os esclarecimentos e informações da Comissão de Concurso Público n. 001/2011.

O colunista afirma, sem fornecer objetivamente qualquer fato, que há uma desorganização no Concurso Público do TRE-SC, a ser realizado no próximo dia 30.10.

Não obstante, e sob a compreensão de que as informações e esclarecimentos  sobre o Concurso devam ser prestados com toda a clareza à Sociedade e, em especial, aos candidatos do Certame, a Comissão manifesta-se pontualmente acerca das questões suscitadas pelo colunista: 

1. 'pipocam casos de candidatos reclamando dos serviços da Pontua, empresa contratada para realizar o exame', porém não revela quais são as reclamações e tampouco o número de reclamantes;

2. informa que um candidato teve que se inscrever nove vezes, mas, ao que se depreende na nota, teve sua inscrição homologada, ou sua 'matrícula' confirmada, conforme escreve o colunista. Destaca-se que há mais de 23.000 (vinte e três mil) candidatos com inscrições homologadas e toda situação em que houve eventual potencial de prejuízo ao candidato foi devidamente tratada por esta Comissão com a Empresa Pontua Concursos de modo a garantir o amplo acesso ao Certame, em especial no que se refere aos chamados 'pré-candidatos' (candidatos do Concurso Público TRESC n. 001/2009) que ratificaram a sua participação para o Concurso 2011;

3. expressa como falha o fato de candidatos que moram em Florianópolis terem que realizar suas provas no município de Blumenau. Sobre esse tema, cabe informar que conforme o item 1.3 do Edital 'As provas serão realizadas no dia 30 de outubro de 2011 no município de Florianópolis, podendo, em vista da quantidade de candidatos inscritos e, a critério da Comissão em conjunto com a Direção-Geral do TRESC, ser também realizadas em municípios da Grande Florianópolis e, ainda, em outros municípios do Estado de Santa Catarina que apresentem estrutura para tal, em locais a serem divulgados na forma estabelecida no item 3 deste Edital.'

Registra-se que a FURB, em Blumenau, apresenta uma excelente estrutura para a realização do Certame e trata-se do local que comportará o maior número de candidatos (mais de 5.000) do Concurso;

A respeito da referida escolha dos locais, destaca-se a preocupação da Comissão e do TRESC no sentido de alocar os candidatos do Concurso 2011 em locais de estrutura adequada, acesso facilitado, e com espaço físico para comportar grande número de candidatos, propiciando, assim, que se reduzisse os 49 locais do concurso anulado de 2009 para apenas 9 locais, de modo, primordialmente, a evitar ou, ao menos, minimizar os problemas ocorridos naquele certame.

Quanto ao 'ensalamento', partindo-se da premissa estabelecida no Edital - no sentido de que a alocação dos candidatos poderia se dar em QUALQUER MUNICÍPIO do Estado de Santa Catarina com condições para tal - buscou-se atender ao princípio da isonomia entre os candidatos, no sentido de conferir tratamento igualitário aos candidatos provenientes dos mais variados Estados do País, e não privilegiar a alocação de residentes de Florianópolis/Santa Catarina, haja vista tratar-se de um concurso nacional promovido por um órgão público integrante da Administração Pública Federal.

Att. 

Comissão do Concurso Público 2011
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
concurso2011@tre-sc.gov.br"

Por Assessoria de Imprensa do TRESC