TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Brasil Eleitor mostra diferenças de propaganda partidária e eleitoral

14.10.2011 às 18:52

Você sabe qual é a diferença entre as propagandas partidárias veiculadas diariamente e as que passam no horário eleitoral gratuito, que só acontece em tempo de eleição? Na edição do programa Brasil eleitor que vai ao ar neste final de semana, o quadro Você e a Política apresenta as regras que disciplinam a propaganda eleitoral no Brasil. O programa estreia neste sábado (15), pela TV Cultura, às 8h, e vai ao ar também no domingo (16), pela TV Justiça, às 20h30.

A legislação eleitoral permite que os partidos políticos utilizem os veículos de comunicação para levar suas propostas aos eleitores, porém nem tudo é permitido. A propaganda partidária consiste na divulgação, sem ônus, mediante transmissão por rádio e TV, de temas ligados exclusivamente aos interesses programáticos dos partidos políticos. Já a propaganda eleitoral gratuita é assim denominada em razão de não haver ônus aos partidos políticos, coligações e candidatos.

O programa também revela, no quadro Glossário Eleitoral, o que os eleitores de Brasília sabem acerca do termo "domicílio eleitoral".

Mesário voluntário

Os mesários desempenham um importante papel no processo eleitoral. Por isso, reportagem desta edição do Brasil Eleitor mostra o projeto Mesário Universitário, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em parceria com as universidades do Estado. A iniciativa trabalha com a conscientização para incentivar os estudantes a se tornarem mesários espontâneos.

Ainda sobre a participação dos jovens na vida política, o programa inaugura nesta edição o quadro Jovem Eleitor,  que traz as iniciativas dos tribunais regionais para atrair os jovens eleitores, e fazer com que estes cidadãos se interessem pelos processos eleitorais. 

Museu em Rio Branco

A equipe do Brasil Eleitor esteve no Acre para conhecer o museu inaugurado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que conta a história da Justiça Eleitoral do Estado.

O programa também mostra, no quadro Eleitor brasileiro, a história do gari Sorriso, que ganhou fama no carnaval e dá exemplo de cidadania.

Alcance

A TV Cultura transmite as edições inéditas do Brasil Eleitor no sábado (às 8h), enquanto a TV Justiça as exibe no domingo (às 20h30) e depois na terça-feira (12h30), na sexta-feira (18h) e no sábado seguinte (6h). O programa também pode ser visto na TV Assembleia na terça-feira e quinta-feira, às 8h, e no canal do TSE no YouTube.

Leia mais:

07/10/2011 - Brasil Eleitor apresenta contagem regressiva para Eleições 2012

Fonte: TSE