TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Nova edição do Brasil Eleitor destaca 2º turno de uma eleição

02.09.2011 às 16:12

O programa Brasil Eleitor desta semana vai mostrar como foi e quais os principais assuntos discutidos no encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, que aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 18 e 20 de agosto. Todos os anos os integrantes do Colégio se reúnem para debater e deliberar sobre questões institucionais referentes à Justiça Eleitoral.

Um retrato fiel das eleições de 2010. Em pouco mais de 700 páginas, o Tribunal Superior Eleitoral reuniu informações detalhadas sobre a maior eleição informatizada do mundo. O Relatório das Eleições já está disponível a toda população e pode ser baixado pela internet.

Segundo turno é o tema do quadro "Você e a Política". Saiba quando ele acontece e como os eleitores se comportam nesses casos. Sempre que nenhum candidato conseguir a maioria absoluta dos votos em uma eleição para presidente da República, governador ou para prefeitos, em cidades com mais de duzentos mil habitantes, o segundo turno é obrigatório.

Em São Paulo, o TRE participou de uma ação social para oferecer serviços aos eleitores. O município de Pedreira, localizado no interior do estado, recebeu a ação "Escola e Cidadania", organizada pelas escolas estaduais Luiz Bortoletto Santos e Professora Zulmira Campos.

A Blitz do Eleitor foi às ruas saber se a população sabe o que significa o termo "colégio eleitoral". E no Rio de Janeiro, foi lançada a cartilha do eleitor. Uma forma didática de ensinar cidadania.

A TV Cultura transmite as edições inéditas do Brasil Eleitor no sábado (às 8h), enquanto a TV Justiça as exibe no domingo (às 20h30) e depois na terça-feira (12h30), na sexta-feira (18h) e no sábado seguinte (6h). O programa também pode ser visto na TV Assembleia na terça e quinta-feira, às 8h, e no canal do TSE no YouTube.

Leia mais: 

26/08/2011 - Brasil Eleitor fala sobre direito eleitoral e reeleição

Fonte: TSE