TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral analisa seções para portador de necessidade especial

16.09.2011 às 16:40

Levantamento facilita exercício do voto - Foto: Hiroshi Hattori/TRESC

A Coordenadoria de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em conjunto com as zonas eleitorais, está fazendo o levantamento sobre as condições de acessibilidade de locais de votação e seções eleitorais para os eleitores portadores de necessidades especiais, notadamente para aqueles com dificuldade de locomoção.

O objetivo é facilitar o exercício do voto e evitar qualquer tipo de constrangimento a esses eleitores, explica a chefe da Seção de Cadastro de Eleitores, Sílvia Mara de Oliveira.

As zonas eleitorais iniciaram o levantamento em 25 de agosto e deverão finalizá-lo até a próxima sexta-feira (23), tendo que verificar as condições de acessibilidade e informar as seções que serão registradas como especiais no sistema do cadastro eleitoral, caso seja necessário.

A indicação prévia das seções que estão passando por essa análise foi baseada nos registros do cadastro e nas informações prestadas pelos mesários das eleições de 2010.

Na próxima etapa, a Justiça Eleitoral entrará em contato com os mantenedores de locais que ainda não oferecem condições de acesso aos portadores e solicitará a adequação. Com o registro de seções especiais no sistema de alistamento eleitoral, esses eleitores serão alocados no momento de sua inscrição para seções e locais mais acessíveis.

Por Ana C. Brambilla
Comunicação Social do TRESC