TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Brasil Eleitor fala sobre sistemas eleitorais e redes sociais

16.09.2011 às 17:49

No Brasil Eleitor desta semana conheça os sistemas eleitorais praticados no Brasil. São por esses mecanismos políticos que o voto de cada um é capaz de contribuir com a eleição não apenas do candidato preferido, mas como a de outros concorrentes do mesmo partido ou coligação.

A juventude na política. Você acha que esse é um assunto de interesse dos jovens? Nessa edição do programa, conheça cidadãos que desde cedo procuram participar ativamente da vida política brasileira. A influência que as redes sociais, como o twitter e o facebook, podem causar para conquistar o eleitorado que está sempre conectado.

Outro destaque é o trabalho do Tribunal Regional do Rio de Janeiro que fez uma série de modificações no próprio site na internet e assim, facilitou o acesso de eleitores com deficiência. Pela iniciativa, o TRE carioca ganhou um prêmio: o selo de aprovação da organização Acessibilidade Brasil.

No Rio Grande do Norte um cartório itinerante percorre bairros da cidade de Natal. A campanha "Ter Título é Legal" atendeu mais de 200 eleitores somente no primeiro dia de ação. O sistema é rápido. Em aproximadamente 10 minutos o alistamento eleitoral fica pronto.

Você se lembra em quem votou nas últimas eleições? Se a memória não está muito boa, vale anotar a dica que surgiu de uma Organização Não Governamental (ONG) de São Paulo: a carteirinha do voto!

E se você gosta de artes plásticas, não pode deixar de conhecer uma personagem muito especial no quadro "Cultura do Voto".

A TV Cultura transmite as edições inéditas do Brasil Eleitor no sábado (às 8h), enquanto a TV Justiça as exibe no domingo (às 20h30) e depois na terça-feira (12h30), na sexta-feira (18h) e no sábado seguinte (6h). O programa também pode ser visto na TV Assembleia na terça e quinta-feira, às 8h, e no canal do TSE no YouTube.

Leia mais: 

09/09/2011 - Propaganda, cidadania e ambiente são atrações do Brasil Eleitor

Fonte: TSE