TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Alunos de Direito da Univali fazem visita ao Tribunal

23.09.2011 às 14:39

Cerca de 40 acadêmicos do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), do campus de Balneário Camboriú, estiveram no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina nesta quarta-feira (21).

Acompanhados do professor Newton Cesar Pilau, os alunos assistiram na Sala de Sessões a uma palestra do chefe da Seção de Gerenciamento Eletrônico de Documento do TRESC, Hugo Frederico Vieira Neves, que enfocou o histórico, as competências e as peculiaridades da Justiça Eleitoral. 

Na avaliação do palestrante, é muito salutar o contato dos alunos desde cedo com a Justiça Eleitoral. "A formação de futuros advogados, especialistas em Direito Eleitoral, é importante para o fortalecimento da própria Justiça Eleitoral e certamente contribuirá muito para o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito", enfatizou Neves.

Os estudantes também conheceram as dependências da Biblioteca do TRESC, onde se inteiraram do acervo jurídico, livros, jurisprudência e demais publicações da Justiça Eleitoral catarinense, e assistiram a uma sessão ordinária de julgamentos do Pleno.

O professor Newton Cesar Pilau lembrou que o crescimento do interesse dos acadêmicos pelo Direito Eleitoral não é algo surpreendente, mas certamente é fruto de uma das propostas pedagógicas da Univali, de fomentar uma análise crítica da sociedade.

"O Direito Eleitoral transita por toda essa proposta de formar uma sociedade mais democrática e, dentro dessa diretriz, a nossa instituição de ensino adotou a disciplina como uma das cadeiras optativas", disse o professor. A Univali oferece essa disciplina há dois anos e atualmente conta com cerca de 150 alunos matriculados.

Saudações dos juízes 

Durante a sessão do Pleno, o presidente do TRESC, desembargador Sérgio Torres Paladino, agradeceu à visita e fez questão que o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Irineu João da Silva, saudasse os alunos, por tratar-se de um ex-professor da instituição.

Silva mencionou que lecionou Direito na Univali por 23 anos, inicialmente no campus de Itajaí e depois em Balneário Camboriú. "Ao longo desses anos todos, pude sentir que o trabalho lá realizado teve bons resultados, não só pelas grandes amizades feitas, mas pela constante preocupação com a formação e o aperfeiçoamento dos professores e a dedicação destes para dar o melhor de si", destacou.

Quanto à escolha dos alunos pela formação na área jurídica, o desembargador classificou-a como "a mais bonita de todas as profissões" e, no fim, sugeriu que todos sempre busquem a excelência e o melhor resultado.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC