TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Observadores do exterior destacam legitimação da votação eletrônica

18.04.2011 às 18:57

Os observadores ficaram impressionados com a rapidez da legitimação do sistema de votação eletrônica no Brasil, a qual atribuíram ao fato de ter sido adotada por uma sociedade com uma democracia demasiadamente jovem.  

Os visitantes elencaram dois fatores relevantes para chegarem a essa conclusão: o pouco tempo que os eleitores tiveram para experimentar a cédula eleitoral antes de passarem para a votação eletrônica e o constante aperfeiçoamento desse processo, que "certamente  contribuíram para a rápida assimilação do novo sistema pela sociedade".

A conclusão do relatório, porém, apontou para a necessidade de aprofundar essas observações e sugeriu um estudo dentro de uma perspectiva científica ou sociológica que analise com mais propriedade as razões do sucesso na adoção do sistema atual.

Os observadores também destacaram que, durante a missão eleitoral no Brasil, houve uma interação com autoridades locais e, especialmente, com servidores do TRESC. "Nesse envolvimento com os diferentes setores, pudemos compreender melhor o sistema de votação eletrônica", informaram no relatório.

Quem são os observadores

Um dos visitantes foi Theodore Adrien Ndione, senegalês radicado em Paris, formado pela CECE, entidade vinculada à Universidade de Paris (Assa Pantheon). A outra observadora foi a jornalista Marie Florence Bennes, que se formou na mesma universidade e trabalhou no jornal francês Le Monde por 17 anos.

Leia mais:

30/10/2010 - Observadores da França acompanham votação do 2º turno em SC

Por Elstor Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC