TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

José Boiteux já tem novos prefeito e vice-prefeito

03.04.2011 às 19:27

Vista do município de José Boiteux

Os candidatos Alcino Pereira (PPS) e Emerson Genézio Dell Agnollo (PMDB), da coligação "Trabalho, Compromisso com o Povo Boitense" (PMDB, PT e PPS), são os novos prefeito e vice-prefeito de José Boiteux após ganharem a eleição deste domingo (3) por uma diferença de apenas 34 votos.

Eles obtiveram 1.585 votos, o que representa 50,54% do total válido, enquanto os concorrentes Jonas Pudewell (DEM) e Josélio da Silva (PSDB), da coligação "José Boiteux em 1º lugar" (DEM, PSDB e PP), receberam 1.551 votos (49,46% do total válido). Houve ainda 52 votos em branco e 77 nulos.

Dos 3.763 eleitores aptos a votar, 487 não compareceram às urnas, o que corresponde a um índice de abstenção de 12,98%.

A diplomação dos candidatos eleitos deverá ser feita pela Justiça Eleitoral até 17 de abril, enquanto a data da posse será definida por decreto legislativo da Câmara Municipal de José Boiteux. Antes da diplomação, os comitês financeiros das duas chapas precisarão encaminhar as contas de campanha à Justiça Eleitoral até esta terça (5). A publicação do julgamento das prestações dos eleitos terá que ocorrer até dia 14.

Pereira e Dell Agnollo ficarão nos cargos até 1º de janeiro de 2013, em substituição ao ex-prefeito José Luiz Lopes (PSDB) e ao ex-vice Adair Antônio Stollmeier (PP), que perderam os mandatos por comprarem votos e praticarem abuso de poder econômico no pleito de 2008. Lopes e Stollmeier também foram condenados a inelegibilidade de três anos e ao pagamento de multa individual de R$ 10 mil.

Eleição foi tranquila

Realizada entre as 8h e as 17h deste domingo pela 14ª Zona Eleitoral, a votação em José Boiteux transcorreu tranquilamente, sem ocorrências policiais no município. Nenhuma das 12 urnas utilizadas precisou ser trocada e nenhum dos 48 mesários convocados pela Justiça Eleitoral faltou.

O juiz da 14ª ZE, Rodrigo Tavares Martins, disse que a eleição não sujou as ruas do município porque as duas coligações concordaram em não distribuir panfletos. A única exceção foi verificada por volta das 7h deste domingo no portal de José Boiteux, onde foram encontrados 15 panfletos de uma das chapas no chão.

Assim que foi avisado sobre o fato, o magistrado conversou com os responsáveis da coligação e determinou o recolhimento dos panfletos, o que foi rapidamente cumprido.

Leia mais:

01/04/2011 - Cerca de 3.800 eleitores vão às urnas em José Boiteux no domingo (3)

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC