TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Desembargador Paladino é o novo presidente do TRESC

24.03.2011 às 20:03

O desembargador Sérgio Torres Paladino tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em solenidade realizada nesta quinta (24), que também empossou o desembargador Irineu João da Silva nas funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. A cerimônia iniciou às 17h15 na Sala de Sessões do Tribunal e foi dirigida inicialmente pelo então presidente Newton Trisotto e, após a transmissão do cargo, por Paladino.

Paladino foi eleito por unanimidade para presidência em 9 de dezembro de 2010 e permanecerá no cargo até 24 de março de 2012, data de encerramento de seu exercício no TRESC. Ele atua como juiz efetivo da Corte Eleitoral catarinense desde 25 de março de 2010, quando assumiu a vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral.

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades e convidados. A mesa principal foi composta pelos juízes do Pleno; pelo procurador regional eleitoral substituto, André Stefani Bertuol; pelo representante do governo de Santa Catarina, procurador-geral do Estado Nelson Antônio Serpa; pelo representante da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, procurador-geral Fábio Furlan; pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador José Trindade dos Santos; e pelo procurador-geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto. Os trabalhos foram secretariados pelo diretor-geral do Tribunal, Samir Claudino Beber.

Saudações

Antes de tomar posse, Paladino foi saudado pelo desembargador Newton Trisotto, que afirmou não lhe desejar sorte, "porque dela Vossa Excelência não necessitará. Apenas rogo a Deus que lhe dê forças físicas, pois a sua 'força moral', a sua inteligência, o seu amor à causa da Justiça, a sua lhaneza no trato com as pessoas de todos é conhecida". E encerrou o seu pronunciamento relembrando que o desembargador Cláudio Dutra lhe transmitiu a presidência da Corte Eleitoral catarinense, mas, acima de tudo, a responsabilidade de zelar pelo imensurável patrimônio moral construído por muitos e muitos anos. "Nas mesmas condições, transmito-o ao desembargador Sérgio Torres Paladino", encerrou.

Em nome do Pleno, o juiz Leopoldo Augusto Brüggemann ressaltou no seu discurso que Paladino mereceu a sua ascensão à presidência da Corte e que possui todos os predicados para exercer essa digna função. "Homem demasiadamente ligado à família, que com o mesmo zelo e afinco cuidará da coisa pública", disse Brüggemann, enaltecendo o novo presidente do TRESC.

Posteriormente, o juiz procedeu à leitura de uma homenagem prestada pelos servidores da Corregedoria Regional Eleitoral, onde Paladino atuou desde 25 de março de 2010 e realizou as últimas eleições. Conforme esses servidores, o desembargador possui imenso senso de justiça e amor ao próximo. "Mais do que nos valorizar como servidores, era como seres humanos. Sentiremos saudades", deferenciaram.

O novo vice-presidente e corregedor, desembargador Irineu João da Silva, também recebeu as saudações do orador, que o homenageou como um "perfeccionista do direito". "Vossa Excelência vem para somar e trazer seu conhecimento para a Justiça Eleitoral, que ganha por sua vontade imensa de fazer Justiça e acertar", exaltou.

"A esperança da sociedade catarinense está nas mãos dos senhores. Ambos respeitam o próximo e são reconhecidos no meio em que atuam. A ética e a Justiça continuarão a perpetuar nesta Casa", anteviu Brüggemann.

Na sequência, o procurador regional eleitoral substituto, André Stefani Bertuol, prestou também as suas homenagens aos novos dirigentes e colocou a estrutura do Ministério Público Eleitoral à disposição. "Tenho a certeza de que sua atuação será firme, coerente e eficaz; que o ambiente leve e de bom relacionamento da gestão anterior se repetirão", enfatizou.

Palavras proferidas pelo desembargador Paladino

O presidente Paladino agradeceu a todos os presentes na cerimônia e destacou a responsabilidade de comandar o patrimônio do TRESC construído ao longo dos anos. Do mesmo modo que fora homenageado, saudou a Corregedoria Regional Eleitoral, destacando a sua equipe como "competente, afinada, dedicada, criativa e que trabalha visando a pureza das eleições".

"A sucessão nesta Casa é uma simples troca de guarda, imbuídos, todos, que têm assento nesta cadeira, do sentimento de preservar, pelos seus atos, o elevado prestígio que ela angariou ao longo dos anos", declarou. Posteriormente, dirigiu-se a Trisotto, declarando " permita-me, Deus, possa eu, ao fim do mandato, entregar ao meu sucessor, com a mesma riqueza, o patrimônio que recebo, hoje, das mãos limpas de Vossa Excelência".

Presenças

Também estiveram presentes as seguintes autoridades: o prefeito de Florianópolis, Dário Elias Berger; o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, vereador Jaime Tonello; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina, secretário-geral Waltoir Menegotto; e o representante da Presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juiz Paulo Ricardo Bruschi; o representante da Justiça Federal em Santa Catarina e juiz eleitoral substituto Ivorí Luis da Silva Scheffer; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Galotti; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Luiz Roberto Herbst; o representante do Comando Geral da Polícia militar, subcomandante-geral Valdemir Cabral; e o representante da Superintendência Regional da Polícia Federal, Roberto de Oliveira Cardoso.

Currículo de Sérgio Torres Paladino

Natural de Florianópolis, Paladino ingressou no Ministério Público de Santa Catarina em 1972, assumindo o cargo de promotor público substituto na circunscrição judiciária de Lages. Ao longo de sua carreira no MP-SC, também atuou nas comarcas de Guaramirim, Palmitos, Timbó, São Bento do Sul e Capital (1ª Vara da Família, Órfãos e Sucessões).

Em 1980, foi convocado pela Procuradoria-Geral de Justiça para desempenhar as funções de promotor de Justiça nas câmaras civis e criminais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Dez anos depois, foi nomeado para o cargo de procurador de Justiça, tendo desempenhado a função junto às câmaras civis até 1995 e, a partir do ano seguinte, perante as câmaras criminais.

Em 1997, foi alçado a desembargador do TJ-SC, ocupando a vaga do Ministério Público oriunda do quinto constitucional. Integrou as Segunda e Terceira Câmaras Civis antes de se tornar, em 2001, membro da Segunda Câmara Criminal, que preside atualmente. Também faz parte da composição do Órgão Especial do TJ-SC.

Paladino foi ainda professor de Direito de Família na Escola de Preparação e Aperfeiçoamento do Ministério Público, membro do Conselho Superior do Ministério Público, da Comissão de Concurso para Ingresso na carreira do Ministério Público e da Diretoria da Associação Catarinense do Ministério Público, no período de 1990 a 1992.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC