TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Documentário mostra trabalho da Justiça Eleitoral nas eleições

09.02.2011 às 14:57

O sucesso de uma eleição depende do trabalho permanente de toda a Justiça Eleitoral brasileira. Para realizar um pleito, seja ele municipal ou nacional, é necessário muita dedicação por parte dos servidores e prestadores de serviço dos órgãos ligados a essa Justiça Especializada. Esse trabalho contínuo é tema do documentário "Por Dentro das Eleições", produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que está em destaque no canal da Corte no YouTube.

O vídeo mostra que quando uma eleição termina a próxima já começa a ser organizada, em um processo longo e cheio de etapas. Tudo para garantir que os eleitores de todas as localidades do país, inclusive das regiões mais remotas, fiquem bem informados e possam votar com consciência, tranquilidade, segurança e rapidez no dia do pleito. Um trabalho que reúne profissionais de todos os setores do TSE, que atuam em parceria com os tribunais regionais eleitorais (TREs).

O planejamento, os preparativos, o andamento e o término das Eleições 2010, que contou com o trabalho de mais de dois milhões de mesários, são mostrados no documentário. Entre as iniciativas inéditas que marcaram o processo eleitoral do ano passado estão a criação da Central do Eleitor – um canal de comunicação entre o TSE e os cidadãos – e do Espaço da Urna, onde jovens estudantes podem conhecer a história da Justiça Eleitoral.

As medidas se segurança e as inovações tecnológicas implementadas nas Eleições 2010 também são destaques do vídeo. Mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios votaram em urnas com leitor biométrico, que identificaram os eleitores por meio da impressão digital, mais uma iniciativa para se evitar fraudes. E o documentário ainda aborda o voto em trânsito, outra novidade adotada no pleito do ano passado.

Balanço

O documentário ainda apresenta um breve balanço do andamento das Eleições 2010, nas quais foram empregadas, com êxito, cerca de 480 mil urnas eletrônicas. O índice de urnas substituídas no primeiro turno foi de 0,72% e, no segundo, correspondeu a apenas 0,4%. Já o índice de votação manual no primeiro turno foi de 0,004% e, no segundo, de apenas 0,001%.

Outro dado relevante lembrado no vídeo foi a rapidez no anúncio do resultado da eleição para presidente da República: a então candidata Dilma Rousseff estava matematicamente eleita conforme boletim oficial do TSE divulgado às 20h04 do dia 31 de outubro de 2010, segundo turno, com 92,23% das urnas totalizadas, isto é, 1 hora e 4 minutos após o encerramento das eleições.

Acesse aqui o documentário "Por Dentro das Eleições". Para mais informações sobre o sistema eletrônico de votação, acesse o site www.tse.jus.br/urnaeletronica.

Fonte: TSE