TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRESC diploma eleitos no pleito de 2010

17.12.2010 às 17:22

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina diplomou os eleitos nas Eleições 2010 em sessão solene realizada na quinta-feira (16), às 20h, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). Por meio da diplomação, a Justiça Eleitoral atesta a vitória dos eleitos nas urnas, para que se tornem aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2011, no caso de governador e vice, e no dia 1º de fevereiro, data em que inicia o mandato dos parlamentares.

Os eleitos foram diplomados pela ordem de classificação nas urnas. Receberam o certificado 39 deputados estaduais, 16 deputados federais, dois senadores e seus suplentes, governador e vice-governador. Em virtude de viagem, o deputado Jailson Lima da Silva (PT) foi diplomado na tarde desta sexta-feira (17) no TRESC.

A cerimônia de diplomação foi dirigida pelo presidente do TRE, desembargador Newton Trisotto, que enfatizou o cumprimento da função da Justiça Eleitoral. Ele lembrou que a sociedade deve ser a maior beneficiada pelo exercício dos mandatos que se iniciam a partir do próximo ano. "Esperamos que os eleitos saibam interpretar os interesses da sociedade. No momento de decidir quais interesses devem prevalecer é que se revelam os grandes homens. Ainda hoje julgamos os homens públicos do passado, homenageando aqueles que se destacaram e desprezando aqueles que não foram dignos."  

Além do presidente do TRESC, mais dois juízes da Corte Eleitoral participaram da diplomação de 39 deputados estaduais: Leopoldo Brüggemann e Julio Schattschneider. O deputado estadual reeleito Jailson Lima da Silva foi o único ausente dos 40 eleitos e justificou sua ausência ao presidente do TRESC por motivo de viagem ao exterior.

Posteriormente, o primeiro a discursar na noite foi o deputado estadual que mais votos recebeu nas urnas, Gelson Merisio (DEM), atual presidente da Assembléia Legislativa. "Representar mais de 60 mil eleitores é algo que traz muita alegria e nos impõe muita responsabilidade. A partir de fevereiro, iniciaremos uma nova etapa, renovando nosso compromisso com a transparência" , afirmou.

Ele ressaltou que todos os parlamentares cumprem um papel importante de legislar e fiscalizar. "Recebemos a missão de representar as pessoas e, a cada dia que passa, aumenta nossa responsabilidade de corresponder a essas expectativas. Acima de tudo, fomos eleitos para servir bem aos catarinenses e tenho certeza de que a bancada saberá fazer com que as pessoas sejam bem atendidas."

A entrega dos diplomas aos deputados federais foi feita pelo presidente do TRESC e pelos juízes Oscar Juvêncio Borges Neto e pela juíza Cláudia Lambert de Faria . 

Após a diplomação dos 16 deputados federais, o mais votado, Mauro Mariani (PMDB), fez o discurso em nome dos eleitos, ressaltando que todos os eleitos vão defender os interesses do estado e do país. "Pretendo exercer o meu mandato com simplicidade e objetividade", garantiu. Destacou também em seu pronunciamento as reformas que precisam ser debatidas e realizadas, sobretudo a reforma política . 

Em seguida, o desembargador Trisotto entregou os diplomas dos senadores eleitos Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB) e seus suplentes, junto com o juiz Rafael de Assis Horn e o procurador regional eleitoral substituto André Bertuol. 

Após o recebimento dos diplomas pelas chapas (Luiz Henrique / Dalírio Beber / Antonio Gavazonni) e (Paulo Bauer / Cesar Souza / Athos de Almeida), o senador eleito com mais votos, Luiz Henrique da Silveira, fez o seu discurso, iniciando com a lembrança de que é o 12º diploma de eleito que recebe e que o primeiro foi há 40 anos.

No Senado, assegurou que lutará pela descentralização no país por meio de um novo pacto federativo e defendeu a grande importância de investimentos públicos e privados em pesquisas científicas e tecnológicas. A platéia aplaudiu de pé a sua menção à luta pela conclusão da duplicação da BR-101. Por fim, LHS também prometeu lutar pela reforma política e defendeu o término do financiamento privado e da reeleição.  

Os últimos a receberem os diplomas pelo presidente do TRESC, Newton Trisotto, e o vice, Sérgio Paladino, foram o governador eleito Raimundo Colombo (DEM) e o seu vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB). O novo governador iniciou o seu discurso elogiando os trabalhos da Justiça Eleitoral e dizendo que "um estado melhor emerge após o processo eleitoral".

Colombo prometeu um governo humano e que praticará o bem, ajudando as pessoas que mais precisam de auxílio e garantiu que continuará sendo, em sua gestão, o mesmo candidato que foi eleito. Emocionado, afirmou que o diploma recebido é sinal de respeito e amor por Santa Catarina. Ele encerrou o discurso desejando boas festas a todos. 

A ordem de recebimento dos diplomas para deputado estadual eleito em 2010 a seguinte classificação nas urnas:

  1. Gelson Luiz Merisio
  2. Cesar Souza Junior
  3. Valdir Vital Cobalchini
  4. Jean Jackson Kuhlmann
  5. Luiz Eduardo Cherem
  6. José Nei Alberton Ascari
  7. Ismael dos Santos
  8. Clarikennedy Nunes
  9. Romildo Luiz Titon
  10. Elizeu Mattos
  11. Joares Carlos Ponticelli
  12. Gilmar Knaesel
  13. Neodi Saretta
  14. Darci de Matos
  15. Ana Paula de Souza Lima
  16. Narcizo Luiz Parisotto
  17. Nilson Gonçalves de Souza
  18. Silvio Dreveck
  19. Antonio Mauro Rodrigues de Aguiar
  20. Ada Lili Faraco de Luca
  21. Carlos Alberto Chiodini
  22. Moacir Sopelsa
  23. José Milton Scheffer
  24. Marcos Luiz Vieira
  25. Amauri Soares
  26. Aldo Schneider
  27. Pedro Baldissera
  28. Manoel Mota
  29. Renato Luiz Hinnig
  30. Antonio Serafim Venzon
  31. Adilor Guglielmi
  32. Jorge Teixeira
  33. Jailson Lima da Silva (foi o único a não ser diplomado no dia 16; recebeu o diploma no TRESC no dia 17)
  34. Angela Albino
  35. Dirceu Luiz Dresch
  36. Volnei José Morastoni
  37. Valmir Francisco Comin
  38. Luciane Maria Carminatti
  39. Reno Luiz Caramori
  40. Altair Guidi

Já a entrega dos diplomas para deputado federal teve a seguinte ordem:

  1. Mauro Mariani
  2. Esperidião Amin Helou Filho
  3. Paulo Roberto Barreto Bornhausen
  4. João Rodrigues
  5. Jorginho dos Santos Mello
  6. Décio Nery de Lima
  7. Pedro Francisco Uczai
  8. Rogério Mendonça
  9. Odacir Zonta
  10. Marco Antonio Tebaldi
  11. Edson Bez de Oliveira (Representado)
  12. Celso Maldaner
  13. Onofre Santo Agostini
  14. Ronaldo José Benedet
  15. Jorge Catarino Leonardeli Boeira (Representado)
  16. Luci Teresinha Koswoski Choinacki

Para a diplomação de senador da República, 1º suplente e 2º suplente, a ordem foi:

  1. Luiz Henrique da Silveira, Dalírio José Beber, Antonio Marcos Gavazzoni
  2. Paulo Roberto Bauer, Cesar Antonio de Souza, Athos de Almeida Lopes

Por último, foram diplomados o novo governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, e o novo vice-governador, Eduardo Pinho Moreira.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC