TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral instala a 105ª Zona Eleitoral em Joinville

03.12.2010 às 16:34

O mais novo cartório eleitoral catarinense já coloca seus serviços à disposição dos eleitores, a partir desta sexta-feira (3), quando passa a atender normalmente no horário das 12 às 19h. A 105ª Zona Eleitoral foi oficialmente instalada na quinta-feira (2), à noite, em Joinville, e atenderá parte da população daquela cidade e dos municípios de Itapoá e Garuva, concentrando cerca de 70 mil eleitores inscritos.

A solenidade de instalação, dirigida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Newton Trisotto, ocorreu a partir das 19h30min de quinta-feira (2), na Sala do Júri do Fórum da Comarca Judiciária local e contou com a presença de autoridades, juízes, promotores, advogados e servidores da Justiça Eleitoral. A nova unidade jurisdicional eleitoral será comandada pelo juiz Paulo Marcos de Farias, que oficialmente foi designado em Portaria assinada durante a cerimônia de instalação pelo desembargador Trisotto. As funções do Ministério Público Eleitoral serão exercidas pelo promotor eleitoral, Celso Antonio Ballista Júnior. Atuará na chefia do novo cartório, o servidor Gustavo Schlupp Winter, que durante a cerimônia procedeu à leitura da Ata de Instalação da 105ª Zona Eleitoral.

O desembargador Trisotto revelou estar extremamente honrado em retornar a Joinville, cidade onde atuou como juiz por cerca de 10 anos. "Penso que poucos magistrados que por aqui judicaram foram tão felizes quanto eu fui. As manifestações de apreço e consideração que são expressas comprovam que o sentimento do dever cumprido compensa todos os sacrifícios", enfatizou. Na sua saudação, o presidente do TRESC lembrou alguns momentos que o marcaram na sua passagem pela comarca joinvillense. "Volto à década de 80, quando a JE de 1ª instância não tinha um corpo de funcionários próprios; o juiz e o promotor eleitorais não eram sequer remunerados; não tínhamos esse aparato eletrônico de hoje; os votos eram coletados em cédula única e a apuração envolvia cerca  de 200 pessoas", recordou. Todos esses esforços pela preservação da credibilidade da Justiça Eleitoral - na avaliação feita por Trisotto em seu discurso - foram fartamente compensadas pelo convívio com pessoas que atuaram no processo eleitoral e das quais disse só ter boas lembranças.

A criação da 5ª Zona de Joinville e a 105ª do Estado e a atuação de mais um juiz e promotor eleitorais e, principalmente, o reforço de mais servidores, dará a Justiça Eleitoral ainda mais condições de prestar a Joinville e região um trabalho eficiente, avalia Trisotto. "Poderemos produzir campanhas de alistamento eleitoral e, se o meu sonho se concretizar, campanhas nas escolas para conscientizar os jovens da importância do voto em um sistema político de representação e da necessidade de fortalecimento dos partidos políticos com o indispensável apoio dos políticos e da imprensa, fundamentais para a preservação da democracia", disse o presidente. Por fim, o desembargador lembrou que "à Justiça Eleitoral cumpre assegurar que o eleitor faça as suas escolhas livre e soberanamente, sem as influências do poder econômico e do poder político, assegurando que a sua escolha seja validamente computada".

O juiz eleitoral Paulo Marcos de Farias, primeiro titular da recém instalada 105ª Zona Eleitoral, destacou em pronunciamento realizado, que o ato solene representa clara demonstração da preocupação com o aprimoramento do serviço ao cidadão. "A ampliação do quadro funcional facilitará o acesso à Justiça, inclusive quanto ao indispensável auxílio na fiscalização do processo eleitoral, para que ele seja equilibrado, evitando os tão combatidos abusos de poder econômico e de poder político", considerou o magistrado.

O fato de a solenidade ser comandada pelo desembargador Newton Trisotto, que em breve será agraciado com o título de cidadão honorário de Joinville, é apontado pelo juiz Farias como uma feliz coincidência. "Modelo e exemplo de cidadão e magistrado, o desembargador Trisotto sempre é reconhecido por sua paixão pela magistratura, para si, não um ofício, mas um prazer. Ele traz o respeito de todos aqueles que o conhecem, pois não lhe faltam inquietude e coragem para buscar e proferir sempre a melhor decisão, porque o importante é a paz com sua consciência", enalteceu o recém nomeado juiz titular da 105ª ZE.

Farias fez questão de agradecer a presença de todos os seus colegas juízes eleitorais de Joinville e, ao concluir seu discurso, dirigiu-se a eles dizendo: "É tempo de alegria, porque além de uma zona eleitoral, em breve será expandido o número de varas em nossa comarca, o que mostra a força da comunidade jurídica joinvillense, mas também aumenta a responsabilidade de todos nós magistrados e demais operadores do Direito, de distribuir Justiça e de buscar permanentemente a prestação de um serviço com cada vez  de mais qualidade".

Cidadão Honorário

Quem também falou na cerimônia de instalação da nova Zona Eleitoral foi o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Fernando Peixer. Como representante no ato do Legislativo Municipal, Peixer comunicou a recente aprovação, por unanimidade de votos, da outorga de título de cidadão honorário de Joinville ao desembargador Newton Trisotto. "Em breve estaremos em visita ao Tribunal Regional Eleitoral a fim de convidar Sua Excelência, verdadeiro embaixador de Joinville, para a Sessão Solene em que será homenageado com a concessão do título honorífico, em reconhecimento pelo trabalho que tem realizado em prol da nossa comunidade", informou o vice-presidente do Legislativo Joinvillense.

Presenças

A instalação da 105ª Zona Eleitoral contou com a presença de diversas autoridades e convidados. Na mesa principal destacaram-se as presenças do vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e corregedor regional eleitoral, desembargador Sergio Torres Paladino; juízes do pleno do TRESC, Júlio Schattschneider, Oscar Juvêncio Borges Neto e Leopoldo Brügemann; novos titulares da 105ª ZE, juiz eleitoral Paulo Marcos de Farias e promotor eleitoral Celso Antônio Ballista Júnior; prefeitos municipais de Itapoá, Ervino Sperandio, e de Garuva, João Romão; deputado estadual Clarikeneddy Nunes; vice-presidente da Câmara Municipal de Joinville, Maurício Fernando Peixer; diretor do Foro da Comarca de Joinville, juiz Sílvio José Franco e juízes eleitorais e promotores eleitorais titulares das zonas eleitorais de Joinville. A sessão de instalação da 5ª zona eleitoral de Joinville, também contou com a presença do desembargador do TJSC, Luiz César Medeiros; juiz substituto de 2º grau do TJSC, Ricardo Roesler; procuradora executiva, Diva Schlindwein, representando a Prefeitura Municipal de Joinville; da advogada Maria de Lourdes Bello Zimath, vice-presidente da OAB local; delegado regional da Polícia Civil, Dirceu Silveira Júnior; comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Edivar Antônio Bedin; diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral, Samir Claudino Beber, demais juízes, promotores de justiça, servidores da justiça eleitoral e do judiciário catarinense.

Por Elstor Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC