TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Desembargador Sérgio Paladino é eleito para presidência do TRESC

09.12.2010 às 19:22

Desembargador Paladino assumirá presidência em março

O atual vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e corregedor regional eleitoral, desembargador Sérgio Torres Paladino, foi eleito presidente do TRESC na sessão plenária desta quinta (9) por votação unânime da Corte. Paladino tomará posse em 25 de março de 2011 e permanecerá na presidência até 24 de março de 2012, data de encerramento de seu exercício no Tribunal.

Já o próximo vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRESC será o desembargador Irineu João da Silva, que também foi eleito nesta quinta por unanimidade e será empossado com Paladino em março.

Após o anúncio do resultado, o atual presidente do Tribunal, desembargador Newton Trisotto, cumprimentou Paladino pela eleição. "Eu me sentirei muito honrado em passar a presidência para Vossa Excelência", declarou.

Paladino agradeceu a manifestação de amizade de Trisotto e o elogiou por sua gestão, prometendo manter o desempenho. "Quero dizer que estou orgulhoso de participar da administração de Vossa Excelência", afirmou Paladino. "Quando tomar posse, balizarei minha conduta no seu exemplo", acrescentou.

O futuro presidente do TRESC também agradeceu à amizade, à confiança e à compreensão de todos os integrantes da Corte e recebeu mensagens de saudação do juiz Rafael de Assis Horn e do procurador regional eleitoral substituto, André Stefani Bertuol.

Currículo do novo presidente do TRESC

O desembargador Sérgio Torres Paladino ingressou no serviço público em 1965, no cargo de agente previdenciário do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina. Entre 1970 e 1972, atuou como assessor jurídico do instituto.

Após ser aprovado em concurso público de provas e títulos, assumiu em maio de 1972 o cargo de promotor público substituto da circunscrição judiciária de Lages. Ao longo de sua carreira no Ministério Público de Santa Catarina, também trabalhou nas comarcas de Guaramirim, Palmitos, Timbó e São Bento do Sul, além da Capital, onde atuou na 1ª Vara da Família, Órfãos e Sucessões.

Em 1980, Paladino foi convocado pelo procurador-geral de Justiça para desempenhar as funções de promotor de Justiça nas câmaras civis e criminais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em novembro de 1990, foi alçado ao cargo de procurador de Justiça, tendo atuado até 1995 junto às câmaras civis e, a partir de 1996, perante as câmaras criminais.

Tomou posse no cargo de desembargador em julho de 1997, após figurar na lista sêxtupla elaborada pelo Conselho Superior do Ministério Público para o preenchimento do cargo de desembargador, na vaga oriunda do quinto constitucional destinada ao MP, e ser, na sequência, indicado pelo TJ-SC em lista tríplice e nomeado por ato do governador do estado.

No TJ-SC, Paladino integrou as segunda e terceira Câmaras Civis antes de ir, em 2001, para a Segunda Câmara Criminal, que preside atualmente, assim como a Seção Criminal.

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC