TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Site da urna eletrônica registra 229 mil acessos em quatro meses

10.11.2010 às 18:02

Com o intuito de esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o sistema eletrônico de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza aos eleitores brasileiros o site "Urna Eletrônica". Desde que foi publicado, no dia 6 de julho, até o dia 8 de novembro, o site registrou 229.293 acessos totais e 163.018 visitas únicas às 100 páginas disponíveis no endereço www.tse.jus.br/urnaeletronica.

Atualizada semanalmente com notícias e vídeos produzidos pela equipe de jornalismo da Corte, a página foi criada para aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral dos cidadãos, sendo uma ferramenta permanente de comunicação com o eleitorado, mesmo após as eleições. No site, é possível conhecer a história do sistema eletrônico de votação e as peculiaridades da urna eletrônica usada no Brasil desde 1996 e aperfeiçoada a cada eleição.

A página também fala sobre o sistema de identificação biométrica acoplado às cerca de 195 mil novas urnas eletrônicas e já utilizado nas Eleições Gerais de 2010 por eleitores de 60 municípios de 23 estados. A nova tecnologia foi aprovada pelos cidadãos no pleito de outubro e a expectativa do TSE é que ela seja implementada em todo o país até 2018.

Por meio do site, o eleitor também fica sabendo porque o sistema eletrônico de votação utilizado no Brasil é o mais seguro do mundo. Na seção "Segurança", é possível conhecer os principais mecanismos de combate a qualquer intenção de fraude nas urnas, entre eles a votação paralela. E na seção "Informações Técnicas", especialistas e interessados na área de tecnologia da informação têm acesso aos dados técnicos do sistema eletrônico de votação.

O site "Urna Eletrônica" ainda disponibiliza a versão atualizada da cartilha Por Dentro da Urna, publicação elaborada pelo TSE para sanar as principais dúvidas dos cidadãos sobre o equipamento e seu funcionamento, o processo de votação e o ato de votar. A intenção é que a revista, que pode ser impressa, sirva como um manual de bolso para os eleitores brasileiros.

Segundo explica a coordenadora de Editoração e Publicações do TSE, Patrícia Serra, o site da urna foi concebido para esclarecer o eleitor sobre as razões motivadoras de sua existência, as necessidades de atualização tecnológica constante e a integração dos sistemas eleitorais com a urna, além de informações técnicas e de segurança.

"A proposta do site é atender bem toda população, com um visual limpo e informações de boa compreensão a fim de contribuir para que, tanto o eleitor quanto o estudioso em assuntos eleitorais, encontre no site uma fonte de informações atuais e fidedignas", ressalta.

Simulador de votação

Depois da página inicial do site, que recebeu 103.016 visitas, o simulador de votação virtual na urna eletrônica foi a área mais acessada pelos visitantes, tendo sido experimentado 43.320 vezes. No simulador, o eleitor tem acesso às instruções sobre como votar na urna, tanto no candidato, quanto no partido, tendo ainda a opção de votar em branco.

Depois de ler as instruções, o eleitor pode fazer a simulação de voto na eleição nacional e no Distrito Federal. Ele deve escolher os seus candidatos para os cargos de deputado estadual (ou distrital), deputado federal, senador (duas vagas), governador e presidente, nesta sequência. O eleitor ainda pode fazer a simulação de voto em trânsito, isto é, fora do domicílio eleitoral no Brasil, e a simulação de voto no exterior.

A ferramenta é, inclusive, motivo de elogios por parte dos cidadãos que oferecem suas contribuições por meio da Central do Eleitor. "Registro a satisfação pela existência deste meio de comunicação e os parabéns pela excelente qualidade da página", disse um dos eleitores em mensagem encaminhada à Central.

Para Patrícia Serra, os dados multimídia constantes do site, bem como o simulador de votação e as notícias sobre a urna eletrônica refletem a proposta do Tribunal de "inovar sempre e despertar interesse do eleitor com esta diversidade". "O eleitor tem, neste site, informações que se utilizam de recursos gráficos e de multimídia, estimulando a pesquisa e a busca constante de informações dispostas de forma intuitiva e agradável à leitura", finaliza.

Fonte: TSE