Mesmo com o fim do período eleitoral, a Central do Eleitor permanece em funcionamento e atende as dúvidas cotidianas do cidadão brasileiro sobre eleições. Criada no início deste ano por meio da Resolução 23.268, a Central do Eleitor tem o objetivo de servir de canal direto e efetivo de comunicação entre o cidadão e a Justiça Eleitoral.
A demanda de atendimentos aumentou mês a mês a partir do seu início de funcionamento, em julho deste ano. Nos primeiros 30 dias a Central do Eleitor registrou 677 atendimentos. No mês seguinte, esse número cresceu para 2.703 atendimentos. Já em setembro, em virtude da proximidade do primeiro turno das eleições, a demanda pulou para 4.206 atendimentos.
Em outubro, somente no dia 3 - dia da eleição - chegaram 449 solicitações, sendo 415 registradas por e-mail; 26 por telefone; 7 por cartas; e 1 pessoalmente. Em todo mês de outubro foram registrados 3.008 atendimentos com uma média de 97 por dia. E, desde a criação da Central, foram contabilizados 10.594 atendimentos.
De acordo com o levantamento de dados, o formulário do sistema eletrônico - disponível no site do TSE - continua sendo o meio mais utilizado para o acesso à Central do Eleitor.
Entre os temas mais procurados estão pedidos de informações referentes ao local de votação ou justificativa eleitoral; obrigatoriedade do voto; título de eleitor, entre outras dúvidas, solicitações ou reclamações. A Central do Eleitor responde no mesmo dia todos os questionamentos recebidos, salvo se o tema depender de manifestação de área técnica do Tribunal.
Maioria de estudantes
Entre os que procuraram a Central do Eleitor a maioria é formada por estudantes (637), seguidos por administradores (425); empregados de empresas privadas (365) e servidores públicos (324). Esse público está concentrado principalmente nos estados de São Paulo; Distrito Federal; Rio de Janeiro; Minas Gerais; e Bahia.
O trabalho desenvolvido pela equipe da Central do Eleitor oferece aos eleitores mais um meio para buscar informações, manifestar opiniões sobre os serviços prestados e apresentar suas contribuições, mediante o envio de questionamentos, elogios, críticas ou sugestões.
A Central do Eleitor atende por meio de formulário acessível no site do TSE.
Fonte: TSE
Rua Esteves Júnior 68, 88015-130, Centro, Florianópolis, SC Fone [48] 3251.3700
Horário de atendimento ao público do Tribunal: das 12 às 19 horas.
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