TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Ordem de votação terá deputados, senadores, governador e presidente

28.09.2010 às 19:41

No próximo domingo (3), 4.538.981 eleitores de Santa Catarina escolherão os seus candidatos em 17.420 urnas eletrônicas, distribuídas em 14.862 seções eleitorais de 3.998 locais de votação. Os eleitores poderão votar em seis candidatos na urna de acordo com a seguinte ordem: deputado estadual, deputado federal, senador 1, senador 2, governador e presidente da República.

O primeiro candidato a ser escolhido na urna será o deputado estadual, o que exigirá a digitação de cinco números, e o segundo será o deputado federal, que tem quatro dígitos. Em ambos os casos, existe a alternativa de votar na legenda de um partido (dois algarismos), ao invés de votar em um candidato específico.

O terceiro e o quarto votos na urna serão para dois candidatos diferentes às vagas de senador – o eleitor terá que digitar três números para cada candidato. Os dois votos para senador terão pesos iguais e em nenhuma hipótese haverá prioridade para o candidato que for votado na opção senador 1 em relação ao que for votado na opção senador 2. Como a ordem de votação para as duas vagas não importa no resultado final, os dois mais votados na soma das duas opções serão eleitos.

O quinto voto na urna será para governador e o sexto para presidente. Em ambos os casos, o eleitor terá que digitar dois algarismos, que correspondem ao número do partido dos candidatos.

Após digitar o número de cada um dos seis candidatos e conferir a foto na tela, o eleitor precisará apertar a tecla "confirma", da cor verde. Caso digite algum número errado e a foto não corresponda ao seu candidato, o eleitor terá que usar a tecla "corrige", da cor laranja, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto. O eleitor deve ter cuidado, pois, se confirmar um número de candidato inexistente, o voto será nulo para aquele cargo.

"Colinha" e simulação

Para facilitar e agilizar a votação, a Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a levar os números de seus candidatos anotados, tendo em vista que o votante terá de digitar 25 teclas para concluir a sua votação. Esse número pode ser ainda maior caso haja a necessidade de corrigir algum dígito.

Um modelo de "colinha" está disponível aqui e no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estima que cada eleitor gaste um minuto e meio para votar. Os eleitores também podem treinar para o dia 3 através de uma simulação de votação, com candidatos fictícios, neste link do TSE.

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC