TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral de SC treina mesários para o dia da eleição

20.09.2010 às 21:11

Faltando poucos dias para a eleição, chegou a vez das equipes que trabalharão nas seções eleitorais receberem treinamento. Mesários, delegados de prédio e auxiliares estão sendo reunidos pelos cartórios eleitorais de todo o estado para aprender como executar suas funções. As instruções do curso antecedem a retirada dos materiais eleitorais.

Neste ano, o número total de envolvidos em Santa Catarina, ultrapassa 63 mil (confira a lista completa aqui). Além de participar diretamente do processo eleitoral, os mesários têm outras vantagens. O serviço prestado não tem remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, seja no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado.

As penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas na Lei nº 4.737/1965. Nesse caso, o cidadão estará sujeito a multa. Para servidores públicos, a pena é de quinze dias de suspensão sem direito a remuneração. Se a mesa receptora de votos ou de justificativas deixar de funcionar por conta da ausência dos mesários, as multas serão aplicadas em dobro.

Cada eleição trabalhada serve como critério de desempate nos concursos públicos a serem realizados para o preenchimento de cargos vagos do quadro de pessoal dos tribunais regionais eleitorais. Veja no vídeo como foi o treinamento de mesários em Florianópolis.

Por Priscila Dalagnol e Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC