TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Eleitor escolherá dois senadores com votos equivalentes

27.09.2010 às 20:33

As Eleições 2010 oferecem duas vagas para o Senado e a votação para o preenchimento delas ocorre de modo majoritário, como acontece na escolha do presidente da República e do governador do estado, porém sem a possibilidade de haver segundo turno.

Cada eleitor votará em dois candidatos diferentes para o Senado e os seus votos terão pesos iguais. Em hipótese alguma haverá prioridade em virtude de o eleitor votar primeiro em um e depois em outro candidato.

Como a ordem de votação não importa no resultado final, os votos serão somados e o candidato que obtiver o maior número de votos na primeira e na segunda opção somadas será eleito, assim como o segundo candidato mais votado.

Como o mandato de senador é de oito anos, a cada quatro anos há renovação de dois terços e, alternadamente, um terço das 81 cadeiras do Senado Federal, que conta com três senadores representando cada estado da Federação. O eleitor deve estar atento porque os seus dois votos terão a mesma força: os dois senadores terão o mesmo poder no Congresso Nacional e lá atuarão por oito anos.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC