TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Eleição suplementar em Celso Ramos terá toque de recolher e lei seca

01.06.2010 às 18:05

Vista do município de Celso Ramos

O juiz eleitoral de Anita Garibaldi (52ª), Juliano Serpa, e representantes do Ministério Público Eleitoral, da Polícia Militar e da Polícia Civil decidiram nesta segunda (31) que haverá toque de recolher na eleição suplementar à Prefeitura de Celso Ramos (Planalto Serrano). A medida será adotada das 22h de sábado (5), véspera do pleito, até às 6h de domingo (6) devido ao histórico de ocorrências em eleições realizadas no município.

O toque de recolher abrangerá todo o território de Celso Ramos, incluindo localidades do interior, e apenas policiais e membros da Justiça Eleitoral poderão transitar durante o período de vigência dessa medida. A PM pretende impedir a prática de crimes eleitorais, como a compra de votos, e ilegalidades cometidas em pleitos anteriores, como bloqueio de estradas, tumultos e despejo de materiais perfurantes nas vias públicas.

As autoridades também decidiram impor a lei seca no município, que entrou em vigor às 18h desta segunda e valerá até as 8h da próxima terça (8). A portaria do delegado de Polícia Civil determina o fechamento de bares e a proibição de venda de bebidas alcoólicas por restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, supermercados, armazéns e mercearias.

Em outra reunião promovida nesta segunda, o juiz eleitoral e o MPE conseguiram um acordo com as duas coligações participantes do pleito para que fogos de artifício não sejam utilizados antes, durante e após a eleição. A medida busca evitar que problemas de pleitos anteriores se repitam, como casos de fogos disparados contra pessoas, casas e carros. As polícias civil, militar e federal estão promovendo rondas preventivas em todo o município e denúncias poderão ser realizadas pelo telefone 190.

No dia da eleição, que ocorrerá entre 8h e 17h, haverá o isolamento de 200 metros nos locais de votação e poderão permanecer neste perímetro somente mesários, policiais, agentes da Justiça Eleitoral, fiscais das coligações e eleitores que aguardam nas filas de suas seções para poderem votar.

A apuração dos votos será realizada no próprio município pelo cartório eleitoral da 52ª Zona, que funcionará no fim de semana exclusivamente em Celso Ramos, na Casa da Cidadania, que fica ao lado da Delegacia de Polícia Civil - o telefone para contato será (49) 3547-1024.

A Justiça Eleitoral prevê que o resultado será divulgado entre 17h30 e 17h45, mas a coligação vencedora só poderá comemorar após às 17h de segunda (7), dia seguinte ao pleito. Reuniões públicas também não serão permitidas nas 24 horas seguintes ao encerramento da votação.

Por Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC