TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Título Net atendeu mais de 374 mil eleitores em 10 meses

03.05.2010 às 15:52

De julho de 2009 - quando foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - até o último dia 30 de abril - quando se encerrou o prazo para utilizar o serviço visando as eleições de 2010, o Título Net, sistema onde o cidadão realiza um pré-atendimento pela internet para regularizar sua situação eleitoral, atendeu mais de 374 mil pessoas em todo o Brasil.

Somente em São Paulo foram mais de 125 mil atendimentos realizados até o início da tarde da sexta-feira (30/4). Rio de Janeiro (35,9 mil atendimentos), Paraná (33,2 mil), Minas Gerais (25 mil) e Rio Grande do Sul (20,8 mil) completam a relação dos cinco estados onde houve maior procura pelo atendimento oferecido pela internet.

O objetivo do projeto Título Net foi modernizar e facilitar o acesso do cidadão ao alistamento eleitoral - por meio do sistema, o eleitor pode solicitar seu título de eleitor, transferência de domicílio ou revisão dos dados eleitorais, tornando mais ágil o atendimento nos cartórios eleitorais, onde o processo de requisição deve ser concluído.

O sistema permaneceu disponível para o eleitor realizar o pré-atendimento e atualizar sua situação eleitoral até a última sexta-feira. Devido às eleições 2010, novos pedidos de títulos ou atualização de cadastro por meio do Título Net só poderão ser feitos a partir de 4 de novembro deste ano.

Procedimento

Depois de fazer a solicitação pela Internet, os eleitores devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, até a próxima quarta-feira (5), munidos da documentação exigida, para concluir os serviços solicitados pela internet e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado.

No cartório eleitoral é necessário apresentar o número de protocolo gerado pelo Pré-atendimento e os originais e as cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar.

O TSE informa que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação e é emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.

Fonte: TSE