TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Vontade de contribuir com a democracia estimula mesários voluntários

14.04.2010 às 19:11

A vontade de ajudar na realização das Eleições 2010 em Santa Catarina motiva cidadãos das mais variadas idades, origens e profissões a se oferecerem para participar como mesários voluntários, que são colaboradores essenciais para o processo eleitoral ao lado de eleitores e candidatos. Até o mês passado, a Justiça Eleitoral catarinense já tinha recebido a inscrição de 434 eleitores interessados em atuar como mesários voluntários. Pela ordem, as cidades com maior inscrição naquele momento eram Florianópolis (54), Blumenau (27), São José (25), Joinville (23) e Chapecó (22).

Na Capital, dois casos mostram o interesse dos cidadãos em colaborar com o processo eleitoral. Um dos voluntários é o servidor público federal José Luciano Lucchese Gavioli, de 45 anos, que já foi mesário em cinco pleitos na sua cidade natal, Porto Alegre. Morando em Florianópolis desde 2008, Gavioli transferiu o título para o município neste ano e decidiu, com a esposa, ser mesário novamente. "Gostaríamos de ajudar porque é um trabalho bem interessante! Além disso, já temos experiência e poderemos ajudar aqueles que participarão pela primeira vez", explica.

Das experiências em Porto Alegre, o servidor lembra que encontrava vários conhecidos e amigos e que gostava do grupo de trabalho da sua seção. "Os procedimentos são tranquilos e o dia da eleição sempre passa rápido", comenta. Gavioli discorda da opinião de quem acha que ser mesário representa a perda de um dia. "É sempre bom aprender coisas novas", destaca o servidor.

Quem terá esta experiência pela primeira vez será o estudante Lucas Cardoso da Silva, que tem somente 18 anos. "Sempre gostei bastante de ações voluntárias!", afirmou o rapaz, que participa de atividades filantrópicas ligadas a crianças e idosos desde os 13 anos.

O estudante se interessou em ser mesário após ver a propaganda da Justiça Eleitoral. Então, ele conferiu os requisitos necessários na internet e resolveu se inscrever. Ele acrescentou que sempre acompanhou assuntos políticos e já votou em 2008, quando tinha 17 anos e seu voto era facultativo.

Campanha do mesário voluntário continua

Para os catarinenses motivados em participar dos trabalhos no dia da votação, a Justiça Eleitoral continua a recrutar cidadãos  e espera contar com a ajuda de voluntários para integrar as mesas receptoras de votos. Os interessados poderão fazer a inscrição no cartório eleitoral ou por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Para inscrever-se, o eleitor deve escolher uma das opções:

1. Inscrição com atualização do Título Eleitoral (dados pessoais e endereço)

O eleitor deve informar seus dados no formulário do Título NET e indicar a sua opção no campo "Deseja ser mesário voluntário?". Após isso, será necessário comparecer ao cartório eleitoral com seus documentos para a retirada do Título Eleitoral atualizado.

2. Inscrição sem atualização do Título Eleitoral

Depois de inscrito, o juiz eleitoral selecionará as pessoas aptas a prestarem o serviço a partir de critérios estabelecidos pela legislação eleitoral. As restrições serão aplicadas a candidatos ou parentes até segundo grau de candidato, membros de diretórios de partido, autoridades e agentes policiais, funcionários de cargo de confiança do Poder Executivo, funcionários da Justiça Eleitoral e menores de 18 anos. Os mesários serão nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção.

Cada eleição trabalhada serve como critério de desempate nos concursos públicos a serem realizados para o preenchimento de cargos vagos do quadro de pessoal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). (RB/RQ)

Serviço:

QUEM PODE SER MESÁRIO

ELEITOR EM SITUAÇÃO REGULAR COM A JUSTIÇA ELEITORAL QUE NÃO SEJA:

- CANDIDATO, PARENTE ATÉ 2º GRAU OU CÔNJUGE DE CANDIDATO

- MEMBRO DE PARTIDO POLÍTICO COM FUNÇÃO EXECUTIVA

- FUNCIONÁRIO NO DESEMPENHO DE CARGO DE CONFIANÇA DO EXECUTIVO

- AGENTE POLICIAL, AUTORIDADE OU MENOR DE 18 ANOS

- FUNCIONÁRIO DA JUSTIÇA ELEITORAL

INSCRIÇÕES

No site www.tre-sc.gov.br ou no cartório eleitoral.

Por Assessoria de Imprensa do TRESC