TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juiz Samir Oséas Saad se despede do TRESC

08.04.2010 às 16:18

Juiz Samir Oséas Saad

O juiz Samir Oséas Saad participou nesta quarta (7) da sua última sessão como membro do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, após um ano e quatro meses de mandato como efetivo, em função do seu pedido de aposentadoria no Tribunal de Justiça. Como ocupa na composição do Pleno do TRESC uma vaga destinada a juiz de Direito, a sua saída da Justiça Eleitoral é obrigatória em decorrência do pedido formulado junto ao TJ.

Saad assumiu como membro efetivo do TRESC em uma das duas vagas destinadas a juízes de Direito. O primeiro biênio dele iniciou em 1º de dezembro de 2008 e terminaria em 30 de novembro deste ano. "Lamento não poder cumprir o biênio em face de norma constitucional", declarou o juiz, bastante emocionado, ao ter que dizer adeus à Justiça Eleitoral em virtude da aposentadoria compulsória.

"Há pessoas que são éticas, guerreiras, cordiais. Outros são bons pais, filhos. Há ainda os que se apresentam  dedicados amigos, profissionais e estudiosos. Entretanto, dificilmente alguém consegue agregar todas essas virtudes como Vossa Excelência", proferiu o presidente do TRESC, desembargador Newton Trisotto, ao homenagear o colega que está se aposentando.

À juíza Cláudia Lambert coube fazer o discurso de despedida. A magistrada parabenizou Saad "pelo dever exemplarmente cumprido". Destacou que o juiz sempre exerceu a magistratura com autoridade e sabedoria e nunca deixou de lado a sua humidalde e cordialidade. Lambert descreveu Saad como um ser humano especial e virtuoso e elogiou a trajetória de vida do colega que se aposenta, sempre dedicada à profissão e à família.

O magistrado também foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil, por meio do ex-juiz eleitoral e atual vice-presidente da entidade, jurista Márcio Vicari, que iniciou o discurso salientando que jamais poderia deixar de comparecer à despedida de Saad, em virtude da grande admiração que tem por ele. "Os advogados lhe são muito gratos pela distribuição de justiça feita por Vossa Excelência durante tantos anos. Todos reconhecem a dedição que sempre emprestou ao exercício da judicatura", enfatizou.

Currículo do juiz Samir Oséas Saad

Samir Oséas Saad é natural de Garuva (Litoral Norte) e se formou em Direito pela Fepevi, que hoje é a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Em 1961, tomou posse como patrulheiro rodoviário federal após passar em concurso público e exerceu diversos cargos, entre os quais o de Chefe da Polícia Rodoviária Federal – atualmente essa função é denominada superintendente.

Em 1983, Saad foi nomeado por concurso público e empossado como delegado da Polícia Civil, assumindo a comarca de Chapecó. Dois anos, foi nomeado pelo governo de Santa Catarina para exercer o cargo de juiz substituto na comarca de Laguna. Também atuou como juiz substituto nas comarcas de Jaraguá do Sul, Indaial, Balneário Camboriú, Pomerode, Timbó, Blumenau, Itajaí e da Capital. Em abril de 1989, foi promovido por antiguidade para a comarca de Abelardo Luz e, em maio do mesmo ano, recebeu nova promoção, desta vez para a comarca de Maravilha.

No ano seguinte, Saad foi promovido por merecimento para 2ª Vara da comarca de Videira e, em diversas oportunidades, respondeu pelas comarcas de Tangará e Fraiburgo. Em 1992, foi removido para a Vara criminal da comarca de São José e, um ano depois, para a 2ª Vara da comarca de Biguaçu.

O juiz recebeu uma nova promoção por antigüidade em 1995, desta vez para a comarca de Joinville. Cinco anos depois, foi removido para a comarca da Capital, onde exerceu atividades na 2ª Vara Criminal até 2006, quando assumiu as funções de corregedor. Saad permaneceu neste cargo até 2008 e depois retornou para as atividades judicantes, junto à Vara da Família do Foro do Estreito. (RQ/RB)

Por Assessoria de Imprensa do TRESC