TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral recebe mais de 400 inscritos para mesário voluntário

19.03.2010 às 16:30

A Justiça Eleitoral, desde o início do ano até quinta-feira (18), já recebeu a inscrição de um total de 434 eleitores  interessados em atuar como mesários voluntários e continua a recrutar cidadãos catarinenses motivados em  trabalhar nas próximas eleições gerais de 2010. Pela ordem, as cidades com maior inscrição de voluntários são Florianópolis (54), Blumenau (27), São José (25), Joinville (23) e Chapecó (22). 

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina espera contar com a ajuda de voluntários para integrar as mesas receptoras de votos no dia das eleições. O programa permite aos eleitores em situação regular com a Justiça Eleitoral se inscreverem para prestar serviços no dia do pleito. Os mesários são colaboradores essenciais na formação da infraestrutura de coleta e apuração de votos, figurando ao lado de eleitores e candidatos como atores principais no processo eleitoral.

A idéia é melhorar a qualidade dos serviços das mesas receptoras de votos, além de estimular o eleitor a participar do processo. Os interessados poderão fazer a inscrição no cartório eleitoral ou por meio do endereço do TRESC na internet (www.tre-sc.gov.br). Para inscrever-se, o eleitor deve escolher uma das opções:

1. Inscrição com atualização do Título Eleitoral (dados pessoais e endereço)

O eleitor deve informar seus dados no formulário do Título NET e indicar a sua opção no campo "Deseja ser mesário voluntário?". Após isso, será necessário comparecer ao Cartório Eleitoral com seus documentos para a retirada do Título Eleitoral atualizado.

2. Inscrição sem atualização do Título Eleitoral

Depois de inscrito, o juiz eleitoral selecionará as pessoas aptas a prestarem o serviço a partir de critérios estabelecidos pela legislação eleitoral. As restrições serão aplicadas a candidatos ou parentes até segundo grau de candidato, membros de diretórios de partido, autoridades e agentes policiais, funcionários de cargo de confiança do Poder Executivo, funcionários da Justiça Eleitoral e menores de 18 anos. Os mesários serão nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção.

Cada eleição trabalhada serve como critério de desempate nos concursos públicos a serem realizados para o preenchimento de cargos vagos do quadro de pessoal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). (RQ/EW)

Serviço:

QUEM PODE SER MESÁRIO

ELEITOR EM SITUAÇÃO REGULAR COM A JUSTIÇA ELEITORAL QUE NÃO SEJA:

- CANDIDATO, PARENTE ATÉ 2º GRAU OU CÔNJUGE DE CANDIDATO

- MEMBRO DE PARTIDO POLÍTICO COM FUNÇÃO EXECUTIVA

- FUNCIONÁRIO NO DESEMPENHO DE CARGO DE CONFIANÇA DO EXECUTIVO

- AGENTE POLICIAL, AUTORIDADE OU MENOR DE 18 ANOS

- FUNCIONÁRIO DA JUSTIÇA ELEITORAL

INSCRIÇÕES

No site www.tre-sc.gov.br ou no cartório eleitoral.

Por Assessoria de Imprensa do TRESC