TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Desembargador Newton Trisotto toma posse na presidência do TRESC

25.03.2010 às 19:45

Des. Newton Trisotto assina documento de posse

O desembargador Newton Trisotto tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em solenidade realizada nesta quinta (25), que também empossou o desembargador Sérgio Torres Paladino nas funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. A cerimônia iniciou às 17h50 na sala de sessões do tribunal e foi dirigida inicialmente pelo então presidente Cláudio Barreto Dutra e, após a transmissão do cargo, por Trisotto. A principal tarefa do novo presidente será comandar as eleições de 2010 em todo o estado.

Trisotto foi eleito por unanimidade para presidência em janeiro deste ano e permanecerá no cargo até 24 de março de 2011, data de encerramento de seu exercício no tribunal. Ele atua como juiz efetivo do TRESC desde 25 de março de 2009, quando assumiu a vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral.

A mesa da solenidade foi composta pelos juízes do Pleno; pelo representante do governo de Santa Catarina, procurador-geral do Estado Sadi Lima; pelo representante do Superior Tribunal de Justiça, ministro Jorge Mussi; pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador José Gaspar Rubik; e pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Airton Mozart Valadares Pires. Os trabalhos foram secretariados pelo diretor-geral do tribunal, Samir Claudino Beber.

Também estiveram presentes as seguintes autoridades: o representante da Prefeitura de Florianópolis, procurador municipal Jaime de Souza; o representante da Presidência da Câmara Municipal de Florianópolis, vereador Cesar Luiz Belloni Faria; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina, secretário-geral Waltoir Menegotto; o representante da Procuradoria Geral de Justiça de Santa Catarina, procurador José Eduardo Orofino da Luz Fontes; e o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juiz Paulo Ricardo Bruschi.

Após tomar posse, o novo presidente do TRESC foi saudado, em nome do Pleno, pelo juiz Rafael de Assis Horn, que ressaltou no seu discurso que Trisotto é um juiz "apaixonado pelo Direito e pela magistratura" e exerce seus trabalhos com zelo e sensibilidade. Horn também destacou a posse do vice-presidente Paladino. "Sua presença sempre engrandecerá esta corte", declarou. Na sequência, o procurador regional eleitoral substituto, André Stefani Bertuol, prestou suas homenagens aos novos dirigentes e colocou a estrutura do Ministério Público Eleitoral à disposição.

O presidente Trisotto agradeceu a todos os presentes na cerimônia e destacou a responsabilidade de comandar o patrimônio do TRESC construído ao longo dos anos, prestando homenagens a juízes, MPE e, sobretudo aos servidores da Casa. "Como guardião-mor deste patrimônio, reafirmo o juramento há pouco prestado; asseguro-lhes que tudo farei para transmiti-lo a quem me suceder com, no mínimo, o mesmo ‘valor’ que o recebi do eminente desembargador Cláudio Barreto Dutra", declarou Trisotto.

Sobre as eleições deste ano, o novo presidente manifestou a expectativa de que elas serão as mais tranquilas dos últimos anos e que o tribunal terá com os agentes políticos "um relacionamento informal, transparente e, o que é muito importante, de mútua confiança".

"Todavia, alerto que a atuação da Corte será extremamente severa para coibir as transgressões à legislação eleitoral, principalmente no que se refere ao abuso do poder político ou econômico e à propaganda eleitoral, e, se for o caso, na punição aos transgressores. Seremos intransigentes na aplicação das leis que visam assegurar a igualdade entre os candidatos e a soberania da vontade do eleitor", afirmou Trisotto.

Currículo do novo presidente do TRESC

Newton Trisotto é natural de Ituporanga, município do Vale do Itajaí. Ele se graduou em Direito pela Fundação Regional de Blumenau (Furb) em 1972 e ingressou na magistratura catarinense em 30 de novembro de 1976. Foi nomeado juiz de Direito substituto de segundo grau em julho de 1994 e tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em fevereiro de 1997. No TJ, exerceu o cargo de corregedor-geral entre 2006 e 2008. (RB/EW)

Por Assessoria de Imprensa do TRESC