TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Desembargador Cláudio Barreto Dutra se despede do tribunal

25.03.2010 às 19:55

Des. Cláudio Barreto Dutra

O desembargador Cláudio Barreto Dutra encerrou o seu mandato no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina nesta quinta (25) após dois anos de atuação. O novo presidente é o desembargador Newton Trisotto, que ficará no cargo até março de 2011.

Dutra atuava no TRESC desde 2008, quando foi empossado vice-presidente e corregedor regional eleitoral, e comandava o tribunal desde março do ano passado, após assumir o cargo no lugar do desembargador João Eduardo Souza Varella. Antes desta passagem, Dutra já atuara no TRESC como juiz entre 1994 e 1996, na classe de juiz de Direito, e como 2º suplente na vaga de desembargador em 2006.

Em seu discurso de despedida, o desembargador prestou agradecimentos a todos que direta ou indiretamente contribuíram na gestão dele, principalmente aos servidores. "Sem essas pessoas, evidentemente, nos tempos atuais ninguém consegue administrar", declarou. Por fim, Dutra desejou sucesso à nova administração e agradeceu a presença de todas as pessoas presentes na cerimônia. Na sequência, ele recebeu homenagens do novo presidente, Newton Trisotto, e do juiz Rafael de Assis de Horn.

Currículo do ex-presidente do TRESC

Cláudio Barreto Dutra é natural de São Bento do Sul, município catarinense localizado no Planalto Norte. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1975 e ingressou na magistratura estadual dois anos depois, no cargo de juiz substituto da 26ª Circunscrição Judiciária, em São Joaquim.

Em julho de 1979, foi promovido, por merecimento, ao cargo de juiz de Direito na Comarca de Itapiranga e, dois meses depois, recebeu outra promoção, desta vez por antiguidade, para a Comarca de Turvo. De 1980 a 1989, foi promovido também para as comarcas de Canoinhas, Chapecó, Criciúma e Blumenau.

Em maio de 1990, Dutra foi removido para a Comarca da Capital, atuando na Segunda Vara da Família e na Quinta Vara Cível, e cinco anos depois integrou a 1ª Turma de Recursos. Em fevereiro de 1997, ascendeu ao cargo de desembargador e ingressou na Terceira Câmara Civil; em 2002, presidiu a Primeira Câmara de Direito Comercial e a Terceira Câmara de Direito Público. De março de 2003 a fevereiro de 2004, foi o 3º vice-presidente do TJ e, em abril de 2005, passou a exercer as funções de 2º vice-presidente. (RB/RQ)

Por Assessoria de Imprensa do TRESC