TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Eleitores catarinenses não precisam fazer cadastro biométrico em 2009

16.11.2009 às 16:02

Identificação biométrica.

Em virtude da campanha nacional, via rádio e televisão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que conclama os eleitores brasileiros a comparecerem nos cartórios eleitorais a fim de proceder ao recadastramento biométrico, grande número de eleitores têm procurado os cartórios eleitorais, principalmente no interior de Santa Catarina em atendimento a esse chamado. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC) esclarece que a medida não atinge a todos os municípios, nem a todos os estados da federação. A ida ao cartório eleitoral na maioria das zonas eleitorais está dispensada, pelo menos por esse motivo. Em Santa Catarina, os eleitores podem ficar tranquilos porque em 2009 não está acontecendo o cadastramento no Estado.

A Campanha Nacional do TSE

O TSE informou que decidiu veicular nacionalmente a campanha, com o objetivo de conscientizar a todos os eleitores brasileiros – e não apenas àqueles que se encontram nas cidades que passam por revisão eleitoral – da importância de participar em um futuro recadastramento em seu município, além de alertar os que não se encontram em seu domicílio eleitoral quanto à necessidade de comparecer ao cartório, caso esteja o seu município sendo revisado. A meta do TSE é de implantar o sistema em todo território nacional em até oito anos. Conforme dados do próprio TSE, atualmente são 43 cidades, distribuídas em 17 estados, que estão fazendo o cadastramento biométrico. Se o eleitor quiser saber quais municípios participam do cadastro, basta acessar o site do TSE (http://www.tse.jus.br/internet/institucional/recadastramento/municipios.html) e efetuar a pesquisa.

Santa Catarina não participa em 2009, mas saiu na frente em 2008, tendo sido um dos primeiros Estados a implantar o voto com reconhecimento do eleitor pelo processo biométrico, no município de São João Batista. A cidade catarinense foi pioneira na tecnologia, juntamente com a sul-matogrossense Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste, em Rondônia. (EB/ECW).

Assessoria de Imprensa do TRESC.