TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Única mulher a presidir o TRESC é sepultada em Florianópolis

19.10.2009 às 14:44

Foto: Carderno Donna, Diário Catarinense.

A primeira, e até o momento única, mulher a presidir o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, a desembargadora aposentada Thereza Grisólia Tang, faleceu na tarde do último sábado (17) e foi sepultada domingo pela manhã (18) no Cemitério Jardim da Paz, na capital. Ela também foi a primeira mulher a tornar-se juíza no Brasil, após ingressar na magistratura catarinense em 1954, tendo também exercido a presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina de 13 de dezembro de 1989 até 5 de março de 1990. A Justiça Eleitoral catarinense foi comandada pela desembargadora Tang de 03 a 26 de fevereiro de 1986.

Thereza Tang durante quase 20 anos foi a única mulher a exercer a magistratura no Estado, uma vez que a nomeação da segunda mulher no cargo de juiz ocorreu apenas em 1973, no estado de Santa Catarina.

No sepultamento, o desembargador aposentado João José Ramos Schaeffer enalteceu o pioneirismo, a coragem, a determinação e o grande trabalho realizado pela primeira juíza do Brasil.

Thereza Tang era natural de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul.(ECW/EB)

Assessoria de Imprensa do TRESC