TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Servidor do TRE-SC fala sobre Voto e cidadania na ALESC

07.10.2009 às 18:43

O servidor da Justiça Eleitoral Hugo Neves

O servidor da Justiça Eleitoral, Hugo Frederico Vieira Neves, ministrou uma palestra sobre "A Importância do voto e o processo eleitoral", hoje (07/10), na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. A explanação do servidor do TRE-SC encerrou o primeiro dia da 8ª Edição do Parlamento Jovem, que também acontece amanhã.

 Hugo Neves abordou a construção da cidadania por meio do voto e a participação dos jovens no futuro da política do país. “É relevante ressaltar a importância da facultatibilidade do voto aos maiores de 16 e menores de 18 anos, maioria aqui, já que é exercida por quem realmente quer votar, e não por obrigação”, salientou Hugo. O palestrante ainda acrescentou que, no ano que vem, serão escolhidos novos representantes do Poder Legislativo e que muitos estudantes presentes terão papel importante nessa escolha.

Hugo ainda ressaltou a gravidade de se vender o voto. “Quem vende seu voto, está vendendo o futuro do Brasil. E quem compra voto, está atentando contra nosso país”. O palestrante acrescentou que programas como o Parlamento Jovem, que ajudam a construir a cidadania, não só alertam como são ferramentas na luta contra infrações e crimes como a venda de votos.

Urna eletrônica auxilia na eleição do Parlamento Jovem

Acontece amanhã (08/10) a eleição do Parlamento Jovem de Santa Catarina. O processo eletivo se realizará como parte da 8ª Edição do Parlamento Jovem, e serão escolhidos 40 deputados estaduais dentre alunos de escolas públicas e privadas provenientes de 8 regiões do estado. Cada unidade escolar selecionará 16 estudantes e estes, em Florianópolis, elegerão os representantes que por um dia atuarão na condição de deputados estaduais.

A eleição ocorre a partir das 8h30min e envolverá um colégio eleitoral composto de 128 alunos, os quais serão também os candidatos ao Parlamento Jovem. Para o evento será utilizada uma urna eletrônica fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, com o suporte técnico do servidor da Coordenadoria de Eleições, Seção de Voto Infomatizado, Carlos Gustavo Fischer. (RQ/ECW)

Assessoria de Imprensa do TRE-SC