TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

20.301 jovens de Joinville compareceram à eleição da Câmara Mirim

23.10.2009 às 20:23

Alunos da Esc. Elias Moreira exibem 'títulos'. Fonte: CVJ.

20.301 jovens do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Joinville tiveram hoje (23/10) contato com a democracia representativa. Elas foram às urnas e escolheram 38 vereadores que comporão a Câmara Mirim do município, em uma eleição que é maior, em eleitorado, que os pleitos “reais” realizados em 254 municípios do Estado. A eleição contou com 211 alunos-candidatos, de 52 escolas, que possuem entre 10 e 14 anos. Dos 23.571 alunos inscritos para votar apenas 3.270 não compareceram, ou 13,87% do total de inscritos, sendo que o índice de comparecimento foi de 86,13%, sendo que a escola CAIC-SC Professor Mariano Costa obteve a frequência mais expressiva, elegendo Gabriela Cristina da Silva, com 156 votos.

Os novos vereadores mirins exercerão dois mandatos de 1 (um) ano cada, iniciando-se o primeiro no período compreendido entre 1º de fevereiro de 2010 e 31 de dezembro de 2010 e o segundo no intervalo entre 1º de fevereiro de 2011 e 31 de dezembro de 2011. "Os 19 mais votados cumprirão a 1ª legislatura; já no 2º ano, entrarão os 19 seguintes", explicou o servidor da Coordenadoria de Eleições, João Sebastião de Andrade. Os critérios utilizados para definir os vencedores são o número de votos e o índice de comparecimento verificado em cada escola.

A votação começou às 8 horas da manhã e encerrou às 5 da tarde. Oito fiscais do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC) foram responsáveis pela contagem dos votos. No total, foram trazidas de Florianópolis 105 urnas eletrônicas. Destas, 18 foram usadas para o treinamento dos mesários e 87 distribuídas nas escolas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Joinville, a Câmara Mirim é um programa pedagógico que tem como objetivo a integração aluno, escola e Poder Legislativo. Os vereadores mirins eleitos recebem, no início de seu mandato, um kit básico de material escolar, passagem de ônibus para deslocamento até a Câmara e lanche ao término das reuniões. Antes de serem empossados, os Vereadores Mirins participam de um curso de oratória e de noções básicas sobre o processo legislativo. Além disso, a criança ainda conhece o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, aprendendo mais sobre cidadania e o papel do vereador. As sessões da Câmara Mirim ocorrem toda última segunda-feira do mês, das 16h às 17h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville. São realizadas também 04 (quatro) sessões itinerantes por ano, em escolas da rede de ensino de Joinville, que tenham representantes eleitos na Câmara Mirim. Além das sessões no Plenário e nas escolas, os Vereadores Mirins se reúnem 01 (uma) vez por mês em visitas culturais a órgãos públicos como: sede do Poder Executivo, do Poder Judiciário e Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina. (EB)

Assessoria de Imprensa do TRESC