TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

103ª Zona Eleitoral é instalada oficialmente em Balneário Camboriú

29.09.2009 às 17:23

O presidente do TRE instaura a 103ª Zona Eleitoral.

A mais nova zona eleitoral catarinense já está funcionando em Balneário Camboriú. O presidente do TRE-SC, desembargador Cláudio Barreto Dutra, instalou oficialmente a 103ª Zona Eleitoral, em solenidade ocorrida na tarde desta terça-feira (29/09).

Na ocasião, o presidente declarou que com a instalação da nova zona eleitoral estava se concretizando um sonho e restabelecendo-se uma questão de justiça, pois a região há muito tempo permanecia carente de melhorias no atendimento. "Nosso objetivo foi suplementar e aperfeiçoar o atendimento aos eleitores dos dois municípios", enfatizou o presidente. "Tenho certeza de que a Zona 103 está em muito boas mãos, ficando a cargo deste jovem magistrado, o doutor Adilor Danieli", completou.

Já o juiz eleitoral da 56ª Zona, Roque Cerutti, disse que a implantação da 103ª Zona é uma conquista para as duas cidades, pois assim suas populações poderão receber um atendimento com mais qualidade e rapidez. "A Justiça Eleitoral nos brinda com a instalação desta Zona, porque as duas cidades foram crescendo de forma muito rápida e isso acaba gerando um aumento nas necessidades dos cidadãos", concluiu. E o promotor eleitoral designado para a 103ª Zona, Mário Vieira Júnior disse que "a medida convalida a democracia brasileira nesses municípios".

O doutor Adilor Danieli, que tomou posse como juiz da 103ª Zona, frisou que o crescimento da população de ambos os municípios a uma taxa média de 10% ao ano traz demandas na mesma escala, que a Justiça Eleitoral, em sua seara, vem suprindo: "O TRE tem feito sua parte, ampliando e melhorando os serviços aos cidadãos de ambas as cidades", destacou. "Estamos hoje escrevendo uma boa página na história destes municípios", contemporizou.

Logo após, o chefe de cartório da 103ª Zona, Leonardo Marcelino de Godoy, procedeu à leitura da ata de instalação da nova Zona.

Compareceram também à solenidade o corregedor regional eleitoral, desembargador Newton Trisotto; o juiz da 56ª Zona Eleitoral, Roque Cerutti; a promotora da 56ª Zona, Cláudia Mara Nolli; o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias; a prefeita de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi Mathias; o procurador-geral de Balneário Camboriú, Marcelo Freitas; a juíza do Juizado Especial Civil, Alaíde Nolli; e a diretora do Foro da Comarca de Balneário Camboriú, Deyse Herget de Oliveira Marinho, além dos empossandos e servidores do TRE-SC.

Conforme a legislação em vigor, cada zona eleitoral deve possuir em torno de 50 mil eleitores inscritos e a instalação da 103ª vem para adequar o trabalho à realidade da região e dar maior agilidade ao atendimento dos eleitores da duas localidades. Agora, os 31.035 eleitores do município de Camboriú e mais 21.450 inscritos em Balneário Camboriú, que totalizam 52.485 eleitores integram a 103ª Zona eleitoral, enquanto os demais eleitores de Balneário Camaboriú (55.126) continuam a cargo da 56ª. O critério de separação das zonas levou em conta o sentido norte-sul da BR 101: os domiciliados à direita passaram a pertencer à 103ª Zona (todos os eleitores de Camboriú e aqueles que votam nos bairros Vila Real, Municípios e Nova Esperança, pertencentes a Balneário Camboriú) e os à esquerda permaneceram na 56ª Zona.

O Cartório Eleitoral funciona no mesmo prédio da 56ª Zona: Quarta Avenida, nº 790, esquina com Rua 1926 – Centro – Balneário Camboriú – SC. Os eleitores remanejados para a nova Zona Eleitoral serão oportunamente convocados para retirar os novos títulos junto ao Cartório Eleitoral. (EB/RQ)

Assessoria de Imprensa do TRE-SC