TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Secretários de Controle Interno discutem no TSE melhorias ao setor

14.05.2009 às 16:45

Os secretários de Controle Interno e Auditoria da Justiça Eleitoral estão reunidos em Brasília para discutir formas de melhoria contínua de suas atividades. Na abertura do encontro, o diretor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Miguel Fonseca, ressaltou a importância do setor de Controle Interno que, além de acompanhar os assuntos próprios de gestão, é responsável pela análise de prestação de contas de candidatos e partidos políticos. O TRE-SC também marca presença por meio da coordenadora de Controle Interno, Denise Goulart Schlickmann, e da chefe da Seção de Exames de Contas Eleitorais e Partidárias, Heloísa Helena Bastos Silva Lübke.

O diretor do TSE reiterou o entendimento do presidente do Tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, de que, assim como o setor de Tecnologia da Informação é um dos mais estratégicos durante o período eleitoral, por ser responsável pela votação eletrônica, o Controle Interno é uma dos principais setores da Justiça Eleitoral, por cuidar do financiamento dos candidatos, desde a arrecadação de recursos até a prestação final de contas.

Na manhã desta quinta-feira, Caetano Ernesto Pereira de Araújo, consultor legislativo do Senado Federal, fez uma análise comparativa do financiamento eleitoral em outros países. Já nesta tarde, entre outros assuntos, os participantes debaterão o projeto de lei da reforma política com o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Vieira Abramovay. Amanhã, último dia do encontro, os servidores discutem a modernização do processo de contas eleitorais e prestação de contas.

Homenagem

Durante o encontro, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, foi homenageado pela Secretaria de Controle Interno do TSE por sua ativa participação nos estudos de propostas de inovação e aperfeiçoamento do sistema de prestação de contas, durante sua gestão no Tribunal. O ministro foi corregedor-geral da Justiça Eleitoral e relator das instruções que disciplinaram as eleições municipais de 2008.

Ao agradecer a homenagem, o ministro Ari Pargendler ressaltou a seriedade dos servidores da Justiça Eleitoral na realização de suas tarefas e lembrou que já sabia do comprometimento dos funcionários com a instituição desde 1974, quando atuou no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

Fonte: TSE e Assessoria de Imprensa do TRE-SC